Visa Sudoeste promove curso de manipulação de alimentos para atividades do comércio informal

26/08/2005

A Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste abriu inscrições para o curso Boas Práticas em Manipulação de Alimentos para Atividades do Comércio Informal.

O objetivo é ensinar a forma correta de preparar alimentos em casa para comercialização de maneira que esses produtos sejam consumidos com mais segurança pela população, de acordo com as normas sanitárias.

Segundo a coordenadora da Visa Sudoeste, a bióloga Elen Fagundes Telli, o curso será ministrado por dois técnicos em alimentos que vão abordar desde a importância de se lavar bem as mãos antes de manusear os ingredientes até o acondicionamento adequado do produto final. "Queremos, principalmente, chamar a atenção das pessoas para a responsabilidade que elas têm sobre a saúde do consumidor porque alimentos mal preparados podem gerar doenças e oferecer riscos à saúde", explica a coordenadora.

De acordo com Elen, a falta de higiene propicia a proliferação de bactérias que causam graves danos à saúde. "Às vezes o problema pode acontecer até por meio de gelo contaminado dentro do isopor", explica a coordenadora. Ela ressalta que crianças e idosos são os grupos que mais sofrem com a ingestão de produtos feitos de maneira inadequada.

E informa que, por meio de uma parceria com a Ceasa, a Visa Sudoeste está produzindo uma cartilha em linguagem acessível sobre o assunto, que será distribuída entre os participantes do curso.

A coordenadora diz, ainda, que o evento é necessário tendo em vista o grande número de pessoas que recorre à venda de produtos alimentícios para aumentar a renda familiar. "A Visa não tem por competência resolver o problema da informalidade mas procuramos garantir que o consumo da população aconteça da forma mais segura possível", explica Elen.

O evento será realizado no dia 4 de outubro, no centro de convivência Tear das Artes, no Parque Universitário, se o número de inscritos for de até 40 pessoas. Se ultrapassar esse limite, o curso será ministrado em outro endereço a ser divulgado.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3267-7192, 3268-6233 e 3268-6234 ou pessoalmente, na Visa Sudoeste, rua Mogi Mirim, 1005, Jardim Campos Elíseos. Só podem se inscrever as pessoas que moram na região sudoeste da cidade. O curso é de graça e pode ser solicitado também por instituições coletivas de assistência social que servem refeições a um grande número de pessoas.

Cláudia Xavier – jornalista da Prefeitura de Campinas
Especial para o Portal da Saúde (www.campinas.sp.gov.br/saude)

Volta ao índice de notícias