Atividades no Paço vão marcar Dia Nacional de Combate ao Fumo

26/08/2005

Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde de Campinas vai promover duas atividades no Paço Municipal e Salão Vermelho com o objetivo de divulgar e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco - cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado etc.

Às 8h, será promovida uma sessão de ginástica chinesa lian gong, com o instrutor Maurício Fernandes. A partir das 8h30 acontece palestra, no Salão Vermelho, sobre o tema Abordando o tabagismo: 1º passo no paço, com o médico Mário Becker. Os eventos são abertos à população. O endereço do Paço e Salão Vermelho é avenida Anchieta, 200.

Este ano, por orientação do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o enfoque principal das comemorações do Dia Nacional será a questão do tabagismo passivo, que adotou o tema com base nos dados de uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O estudo traçou um perfil dos níveis de nicotina no ar em ambientes públicos de seis capitais da América Latina e do Rio de Janeiro e será divulgado na segunda-feira em coletiva para a imprensa concedida pelos profissionais do próprio INCA.

Outras ações. Além das atividades para marcar as datas nacionais e mundiais de combate ao fumo, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas desenvolve, durante todo o ano, ações educativas direcionadas a alunos de escolas da rede pública e trabalha, em parceria com as Cipas, para promover ambientes de trabalho livres de fumaça.

Também desenvolve um projeto para tratamento de pacientes com problemas graves de saúde, chamados tecnicamente de pacientes de alto risco, que são os hipertensos e diabéticos com complicações entre outros. O projeto, desenvolvido em Centros de Saúde (CS), reúne fumantes motivados a parar de fumar.

"Faz parte da política municipal para o combate e prevenção ao tabagismo articular todos os seguimentos ao mesmo tempo. O objetivo é garantir resultados mais eficazes não somente no tratamento mas também na prevenção ao tabagismo", afirma o médico Rogério Araújo, coordenador municipal da Saúde do Adulto. De acordo com a Secretaria de Saúde, a estimativa é que em Campinas existam, atualmente, 150 mil tabagistas.

Doença. O tabagismo hoje é considerado uma doença – causada pela dependência à nicotina, considerada droga - responsável por cerca de 50 diferentes enfermidades e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável em todo mundo.

Por ano, 5 milhões de pessoas morrem no mundo em conseqüência desta doença, sendo 200 mil mortes no Brasil. No Estado de São Paulo, 69% das internações hospitalares são relacionadas, direta ou indiretamente, ao tabaco. De acordo com a OMS, 220 bilhões de dólares é o custo social provocado em todo o mundo pelas doenças derivadas do tabagismo.

Em Campinas, dados da Vigilância em Saúde mostram que mais de 50% das mortes ocorridas na cidade por câncer de pulmão, boca e esôfago em homens e por câncer de laringe em mulheres, entre 1995 e 1999, estavam relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é responsável, ainda, por faltas no trabalho, gastos com doenças, perda de produtividade, aposentadorias precoces e danos ao meio ambiente incluindo poluição e incêndios.

Denize Assis