Prefeitura espera reunir 200 em palestras que Encerram Semana da Amamentação em Campinas

30/08/2005

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas espera reunir pelo menos 200 pessoas entre gestores, profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e nutrição, nesta quarta-feira, 31 de agosto, no Salão Vermelho da Prefeitura, durante as duas palestras que encerram no município as atividades da Semana Mundial da Amamentação iniciada no dia 25 de agosto.

Das 8h30 às 12h, Sônia Venâncio, do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, vai proferir palestra sobre o tema Avaliação da pesquisa sobre práticas alimentares no 1º ano de vida em dias nacionais de vacinação. A partir das 13h30, Maria Aparecida Gamper Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fala sobre Situações especiais em aleitamento materno. O evento é aberto ao público.

Neste ano, por indicação do Ministério da Saúde, Campinas aproveitou as comemorações da Semana da Amamentação para realizar campanha sobre a importância tanto do aleitamento materno até os dois anos ou mais quanto da introdução de alimentação complementar a partir dos seis primeiros meses de vida da criança. "Até os seis meses, seu bebê só precisa de leite materno. Depois ofereça outros alimentos e continue amamentando", diz o tema da Semana.

Além das palestras, em todas as unidades da rede pública municipal de saúde de Campinas, a campanha da amamentação deste ano integrou exposições de fotos, sorteios e brindes para mães que amamentaram ou amamentam, apresentação de vídeos, oficinas, encontros de gestantes, entre outros eventos abordando a temática.

Denize Assis