Centro de Controle de Zoonoses retoma atividades e inicia transferência de animais

30/08/2005

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas informa que os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retomaram suas atividades nesta terça-feira, dia 30 de agosto, depois de nove dias de paralisação. Também nesta terça, os animais abrigados na unidade começaram a ser transferidos para Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC), entidade protetora que está disposta a receber todos os cães do CCZ.

Com o retorno ao trabalho, os funcionários do CCZ voltam a atuar com grandes animais que necessitam ficar abrigados na unidade, retomam as atividades de controle da fauna sinantrópica – morcegos, aranhas, cobras etc – e de controle da raiva.

Os servidores também retornam com a análise dos animais suspeitos de raiva que precisam de observação, sendo que este procedimento passa a ser efetuado no CCZ de Hortolândia, por conta do início das obras de reforma da unidade de Campinas, previstas para serem iniciadas dia 15 de setembro. A coleta de amostras para pesquisa de vírus rábico também passa a ser efetuada com apoio de Hortolândia.

Outro trabalho retomado foi a preparação da campanha de vacinação contra a raiva animal de cães e gatos que terá início no próximo final de semana no município. A Campanha, anual, é organizada em conjunto pelos Distritos de Saúde e Vigilâncias em Saúde, que não interromperam as atividades, e CCZ.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, enquanto no decorrer do processo de transferência dos animais para a AAAC, se houver interesse, as pessoas ainda podem fazer a adoção dos animais no próprio CCZ que fica na rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista. Segundo a Secretaria, esta adoção não deve ser feita somente por um apelo emocional, mas de forma consciente para que o cão não volte a ser abandonado e lembrando que o animal requer cuidados e atenção sempre.

Saiba sobre o CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde que tem como função principal o controle e prevenção das zoonoses – doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como leptospirose, raiva, leishmaniose, febre maculosa entre outras.

Além disso, participa do sistema de vigilância em saúde, faz controle e prevenção de animais da fauna sinantrópica, desenvolve atividades como apreensão de animais pequenos e de grande porte em vias públicas, promove controle da população urbana de animais e atividades educativas sobre posse responsável de animais domésticos de estimação.

A equipe do centro também atua no controle de pragas urbanas como ratos, escorpiões e baratas, desenvolve campanha anti-rábica e é posto permanente de vacinação contra a raiva e de doação de animais. Além disso, o CCZ ainda presta apoio a todos os serviços de saúde do município.

A unidade, que conta com uma equipe de mais de 70 profissionais, entre veterinários, biólogos, técnicos de várias áreas afins e pessoal administrativo, também possui um laboratório que faz identificação de larvas do mosquito da dengue e de espécies de morcegos, carrapatos, arranhas, entre outros animais.

Denize Assis