Em festa, usuários do Caps-Integração orientam população sobre DST e aids

09/08/2007

Festa Julina realizada no Parque Itajaí com Centros de Saúde da região Noroeste
contou com orientação sobre como evitar transmissão do HIV

Usuários do Centro de Atenção Psico-Social (Caps) Integração, localizado à área do Distrito Noroeste de Saúde de Campinas realizaram, dia 27 de julho de 2007, sexta-feira, uma sessão de orientação sobre prevenção ao HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A sessão foi durante a Festa Julina organizada pelos serviços de saúde em um barracão junto ao Centro de Saúde do Parque Itajaí (região Noroeste de Campinas). O evento ocorreu das 10h às 15h e foi realizado para ampliar a integração entre usuários dos serviços, informou o psicólogo Bruno Ferrari, que atua no Caps Integração.

Segundo ele, a partir dos processos de educação em saúde oferecidos pelo Programa Municipal de DST/Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aos usuários da unidade de saúde, foi possível realizar, na festa, um trabalho de orientação sobre as principais formas de transmissão do HIV/aids, outras DST e como evitar estes agravos.

"Dezenas de pessoas passaram pelo local e nossa expectativa era justamente da integração dos usuários do serviço com a sociedade. Com a capacitação que foi oferecida sobre DST e aids pelo Programa Municipal de DST/Aids foi possível passar este conhecimento ao público da festa", afirmou o psicólogo do Caps.

Segundo Ferrari, foi montada uma barraca de divulgação com folhetos sobre dst/aids. "Foi muito bom ver que nossos usuários, que passaram por capacitação, fizeram orientação ao público", disse. O foi realizado no espaço conhecido como "Pisão" que fica atrás do Centro de Saúde do Parque Itajaí (unidade localizada à rua Paulo Provenza Sobrinho, 35).

Quebra do isolamento

Reintegração social e quebra do isolamento estão entre os objetivos da equipe do Caps-Integração com a realização da festa que contou com os atrativos tradicionais de um arraial (pratos típicos, quadrilha etc), além de barracas com comercialização de artigos produzidos pelos próprios usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em parceria com o Caps-Integração, participaram da produção do evento os Centros de Saúde (CS) do Parque Floresta, Jardim Ipaussurama, o Módulo de Saúde do Jardim Lisa, o Centro de Saúde Integração, o CS Satélite Íris, o próprio CS Itajaí e o Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST-DST/Aids).

"É importante a participação de toda a sociedade. A gente busca trabalhar com nossos usuários sendo integrados à sociedade, sem isolamento. A própria atividade, a festa, só foi possível porque teve a participação de várias unidades de saúde", disse.

Caps

Os Caps são unidades de referência secundária (intermediárias) de saúde mental, com equipe multiprofissional e tem como missão tratar de forma intensiva os portadores de transtorno mental grave com idade superior a 14 anos, na sua comunidade, junto às suas famílias, evitando a internação psiquiátrica integral e promovendo a reabilitação psicossocial dos cronicamente comprometidos.

Os Caps buscam a construção de discurso e prática contra-hegemônicos, que relativizem a loucura, em que o usuário se reconheça como sujeito com direitos e deveres, construindo sua cidadania, inserindo-se na comunidade, usando seu potencial produtivo, participando de suas atividades, seja informalmente, seja através de associações de amigos de bairro, de usuários de serviço de saúde ou conselhos locais de saúde.

O Caps Integração está localizado à rua Francisco Xavier A. Nogueira, 476 no Jardim Garcia. Os telefones do Caps são os seguintes: (19) 3269-8915 / 3228-6168.