A boate GLS Don´t Stop Club realiza, dia 18 de
agosto de 2007 (sábado) a festa temática "Vista-se", com base no
conceito da campanha nacional de prevenção ao HIV/aids e outras
doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Trata-se de incentivo
ao uso correto e freqüente do preservativo masculino, ou seja,
da camisinha, em todas as relações sexuais.
É diretriz do Plano de Ações e Metas (PAM) do
Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da
Prefeitura de Campinas o incentivo ao uso do preservativo e
apoio às iniciativas para prevenção à aids entre o público de
bissexuais, gays, outros homens que fazem sexo com homens (HSHs)
e travestis.
A festa está marcada para ter início às 23h59 do
sábado e seguir pela madrugada do domingo. "Vista-se" é
a marca que tem assinado
peças de promoção ao uso do preservativo produzidas pelo
Ministério da Saúde e seus parceiros, sejam instituições
governamentais (como o Programa DST/Aids de Campinas) ou da
sociedade civil organizada.
Organizações
Não-Governamentais (ONGs), empresas da iniciativa privada e
outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus
materiais de prevenção. Esta marca usa a força do símbolo como
elemento de comunicação.
O objetivo é que,
com o tempo e com a insistência em sua exposição, o símbolo da
campanha "Vista-se" pode tomar o lugar da mensagem "use sempre
camisinha". O entendimento de um símbolo pode ser mais rápido,
mais objetivo e direto, além de possibilitar outras aplicações
de visibilidade, fora da mídia convencional.
A marca foi
inicialmente usada em 2005 e continuou sendo utilizada
posteriormente no Carnaval e nas campanhas de prevenção entre
mulheres e público de bissexuais, gays, outros HSHs e travestis.
Esta continuidade do uso da marca "Vista-se" se
dá na busca de atingir um público específico.
Em Campinas, os espaços que esta população
freqüenta são diferenciados. O Programa Municipal de DST/Aids,
neste caso, volta-se para o espaço que freqüentado pelos mais
jovens desta população. O Programa Municipal de DST/Aids busca
ir aos locais e comunidades onde estão as populações com que
serão desenvolvidas as ações de prevenção.
Na Boate Don´t Stop o ambiente será tematicamente
decorado e os funcionários (gogo boys, drags queens, seguranças,
hosters etc) usarão camisetas com a marca da campanha. Também
haverá a apresentação da atriz Monique Evans, que de acordo com
a casa, é bem acolhida pela população que freqüenta o espaço e
aceita que a sua imagem seja vinculada a esta campanha.
.............................................................................................................................
Mais informações à Imprensa : (19) 3232 – 3283, 3236
– 3711 ou 3234 – 5000, com Eli Fernandes.