Ceasa promove feira em parceria com programa de DST/Aids. Evento marca Dia Nacional da Saúde

11/08/2008

Autor: Da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde

Evento será das 8h às 17h e vai contar com estandes e premiação para autor do slogan usado em camisetas para campanha de prevenção ao HIV/aids

O Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) localizado no complexo das Centrais de Abastecimento S.A. (Ceasa) promove na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, a 1ª Feira da Saúde. O evento, que acontece em frente às agências bancárias localizadas na área da Ceasa, marca o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto.

A feira contará com 12 tendas que abordarão diversos assuntos, como: alimentação, auto-estima, prevenção de doenças, saúde bucal, coleta de exames, vacinação, entre outros. Todos os funcionários, permissionários e visitantes da Central poderão participar. Mais informações sobre a feira e o atendimento realizado pelo Ambulatório do SUS na Ceasa Campinas, podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3746-1030.

A realização da Feira de Saúde integra um projeto do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (PMDST/Aids) de descentralização das ações de prevenção e, esta ação específica, é realizada em conjunto com o Ambulatório do SUS na Ceasa e com própria Ceasa-Campinas. Na ocasião será lançada uma campanha de prevenção à aids cuja frase escolhida para ser usada nas camisetas confeccionadas para estas ações é de um trabalhador que freqüenta o local.

“A camisa te deixa elegante e a camisinha te garante” foi criada pelo comerciário Antonio Domingos da Paixão, que trabalha para um supermercado da cidade e vai pelo menos uma vez por semana à Ceasa para comprar flores e hortifrutigrangeiros. A frase que ele criou foi selecionada entre mais de 80 que foram inscritas no concurso. A premiação deverá ocorrer por volta de 13 horas.

A frase vencedora foi escolhida por uma comissão criada pelo Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas e que reuniu-se na última quinta-feira, simultaneamente à reunião de equipe do Centro de Referência. O prêmio será um aparelho de MP4 (que executa músicas, vídeos e fotos). Ele disse que aprova a campanha desde seu início. “Está sendo um trabalho muito criativo e com bastante participação da sociedade”, observa o comerciário.

Comprador de um supermercado de Campinas, “Seo Paixão”, como é conhecido o autor da frase vencedora, disse que vai em média três vezes por semana à Ceasa. “Em uma dessas vezes eu estava lá e as trabalhadoras do Ambulatório passaram divulgando a distribuição de camisinhas, realização de teste de HIV e sífilis e outros serviços de prevenção. Então eu fiquei sabendo do concurso. Chamou bastante a atenção das pessoas”, disse Seo Paixão, que é morador do Parque Dom Pedro 1º (área do Ouro Verde, região Sudoeste). “Mas nunca achei que fosse ganhar”, disse.

Camisinhas e o teste gratuito e sigiloso de HIV e sífilis são oferecidos nos Centros de Saúde de Campinas, ou no “Coas”, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, no Centro, telefone (19) 3236 – 3711, ou no CTA do Ouro Verde, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h, à avenida Ruy Rodrigues, 3434, telefone 3226 – 7475.