Hospital Ouro Verde inaugura unidade cirúrgica

20/08/2008

Autor: Denize Assis

O Complexo Hospitalar Ouro Verde, inaugurado em 10 de junho deste ano, iniciou nesta terça-feira, dia 19 de agosto, as atividades em sua nova unidade cirúrgica com a realização de 12 cirurgias ambulatoriais eletivas.

Nesta semana, a unidade está atuando com três salas cirúrgicas e 12 leitos atendendo pacientes já avaliados e agendados pelas unidades de saúde, pelo sistema de agendamento on-line SOL. Estão sendo realizadas cirurgias geral e de urologia, vasectomia, dermatologia, plástica e varizes. Na próxima semana, serão iniciados também procedimentos cirúrgicos de pequeno porte na área de ortopedia.

“Vamos estar operando cada vez mais aqui. Isto amplia e facilita o acesso à população e qualifica o sistema como um todo já que a unidade não vai funcionar isoladamente, mas integrada com os outros hospitais públicos - Celso Pierro, da Puc-Campinas; HC, da Unicamp; e o Hospital Municipal Mário Gatti”, informa o médico Gilberto Scarazatti, coordenador do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Scarazzati reforça que a porta de entrada para o hospital é a rede básica de saúde do SUS. O paciente é atendido no centro de saúde, unidade que avalia e encaminha para avaliação do especialista que programa o procedimento cirúrgico.

O início das atividades da unidade cirúrgica integra o 2º módulo da primeira fase de implantação do Hospital Ouro Verde. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade cirúrgica ambulatorial poderá realizar até 1 mil cirurgias por mês. O total é suficiente para atender à demanda de uma população de aproximadamente 400 mil habitantes moradores das regiões sudoeste, noroeste e sul da cidade, que constituem uma população totalmente SUS dependente.

“A gestão do hospital está cumprindo as metas estabelecidas. Inaugurada esta fase, na seqüência serão acionadas a UTI Adulto e a enfermaria pediátrica. Além de minimizar o déficit na assistência pública hospitalar, o Ouro Verde vai sanar a desigualdade regional e garantir a eqüidade no município”, disse o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

O Ouro Verde é o segundo hospital municipal de Campinas. O município já conta com o Hospital Municipal Mário Gatti. O Complexo Hospitalar Ouro Verde fica na avenida Ruy Rodrigues, 3.434, Jardim Santa Letícia, na região sudoeste da cidade.

Volta ao índice de notícias