Campinas vacinou mais de 51 mil crianças contra a pólio e prossegue com a campanha

21/08/2008

Autor: Denize Assis

Um novo balanço da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada dia 9 de agosto, indica que 51.224 crianças menores de cinco anos foram vacinadas até a última quarta-feira, dia 20, em Campinas. Este total representa cobertura de 74%, resultado inferior à meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde para a segunda fase da campanha.

Portanto, a vacinação prossegue em Campinas em todos os centros de saúde até pelo menos o dia 29 de agosto. “Qualquer criança que não foi vacinada na segunda fase, deve ser levada ao centro de saúde para tomar a gotinha. As pessoas podem aproveitar inclusive o sábado, quando mais de 10 centros de saúde permanecem abertos. Para saber qual o mais próximo da sua residência, os horários de funcionamento de cada um e os que ficam abertos aos sábados, a pessoa deve se informar no telefone 156”, informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Erradicação. As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.

Em 2008, até junho, foram registrados mais de 500 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.

Volta ao índice de notícias