Campinas prepara esquema especial para o Dia D contra a Rubéola e para reforçar vacinação contra a poliomielite, no sábado, 30 de agosto

29/08/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde deDe Norte a Sul de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma grande mobilização para marcar o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola no próximo sábado, dia 30 de agosto. Todas as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, independente de terem tido a doença e terem tomado doses anteriormente, devem ser vacinadas. A campanha começou dia 9 de agosto e vai até 12 de setembro. A dose é gratuita e quem tiver deve levar a carteira de vacinas e o documento de identidade.

Sexta, dia 29. Amanhã, sexta-feira, dia 29 de agosto, além da vacinação em todos os Centros de Saúde, serão montados postos em locais de grande concentração de pessoas, como o Shopping Unimart (das 11h às 14h), Terminal Anchieta (das 6h às 10h e das 16h30 às 20h30), Poupa Tempo do Shopping Campinas (das 9h às 18h30), Carrefour Iguatemi (das 10h às 22h), Poupa Tempo da Av. Glicério (das 9h às 17h), Terminal Vida Nova (das 5h às 7h e das 18h às 20h) e Terminal Campo Grande (das 8h às 21h30).

Sábado, 30. No sábado, 30 de agosto, Dia D, a mobilização vai envolver 1.300 servidores em 283 postos fixos e volantes e em outras atividades de apoio, logística e organização. Mais de 120 veículos estarão à disposição para o transporte das equipes. Para informações sobre os endereços dos locais de vacinação a pessoa deve ligar para o telefone 156, da Prefeitura, ou acessar o site www.campinas.sp.gov.br/saude ou ainda o link Campinas contra a Rubéola no endereço www.campinas.sp.gov.br

Neste dia 30, com o objetivo de ampliar a cobertura da vacinação contra a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde vai vacinar também todas as crianças entre 0 e 5 anos que ainda não participaram da 2ª etapa da Campanha contra a Poliomielite, iniciada também no dia 9 de agosto.

O objetivo é imunizar 95% das cerca de 70 mil crianças nesta faixa etária moradoras de Campinas. Considerando a vacinação dos adultos e de seus filhos, o Ministério da Saúde vai manter para este sábado o slogan: Vacinação virou programa família.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinas da criança. Mas a falta deste documento não impede a pessoa de tomar a dose.

Domingo, 31. No domingo, dia 31, novamente serão montados postos de vacinação contra a rubéola em locais especiais como no Pronto-Socorro Anchieta, das 9h às 17h, e no Estádio do Guarani, na avenida Imperatriz Leopoldina, em frente a bilheteria, das 13h às 17h.

“Quem ainda não se imunizou por falta de tempo deve aproveitar a oportunidade destes três dias, para se proteger contra a rubéola”, afirma a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Brigina chamou a atenção dos homens para participarem da Campanha: “O Brasil precisa erradicar a rubéola. Converse com sua família, seus colegas de trabalho e seus amigos para se vacinarem”.

Campanha. A meta da Secretaria de Saúde de Campinas é vacinar contra a rubéola 370 mil pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. Em todo o país são 70 milhões de homens e mulheres. Nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, a convocação é para as pessoas entre 12 e 39 anos, pois o Ministério da Saúde detectou baixa cobertura vacinal.

Segundo o último levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado dia 22 de agosto, 172 mil campineiros na faixa etária de 20 a 39 anos já foram vacinados. Isto representa 46,4% da população de Campinas nesta faixa etária.

Postos de vacinação para este final de semana clique aqui.