Campinas promove neste sábado nova mobilização contra a rubéola

29/08/2008

Autor: Denize Assis

Postos de vacinação fixos e volantes estarão abertos em todo o município. Objetivo é potencializar a vacinação na reta final da campanha

Campinas entra na reta final da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil com grande mobilização neste sábado, 30 de agosto, Dia D da vacinação, em todas as regiões do município para estimular a população a tomar a vacina contra a doença. Cerca de 1,3 mil pessoas vão atender a população em mais de 280 postos de vacinação, que ficarão abertos a partir das 8h.

O objetivo é potencializar a campanha, que segue até o dia 12 de setembro e tem o desafio de vacinar cerca de 400 mil pessoas de 20 a 39 anos moradoras de Campinas. No Brasil são 70 milhões. A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde municipal, reforça o chamado para população masculina. “Vacinamos metade da nossa população até agora, sendo mais mulheres. Os homens devem se conscientizar de que e campanha de vacinação contra a rubéola é um fator fundamental para eliminar a circulação da rubéola e para prevenir a ocorrência de crianças nascidas com a síndrome da rubéola congênita. Portanto, eles têm de procurar os postos e contribuir para a eliminação dessa doença”, diz Brigina.

Estratégias. A mobilização deste sábado é parte das estratégias para cumprir a meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano. Em Campinas, foram 12 no ano passado e sete em 2008.

Em busca de cumprir a meta da Campanha, a Secretaria de Saúde de Campinas tem adotado estratégias diferenciadas entre as quais vacinação em empresas, escolas, instituições que recebem público na faixa etária alvo e em horários diferenciados, inclusive de madrugada. Também estão sendo instalados postos em locais públicos de grande concentração de pessoas como ocorre neste sábado no Largo do Rosário.

Essa é maior campanha já realizada no mundo. Em Campinas, devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos. As pessoas devem levar o documento de identidade. Quem tiver, deve levar a carteira de vacinas. A dose da vacina é gratuita.

Pólio. A Secretaria de Saúde vai aproveitar este sábado para vacinar também crianças até 5 anos que ainda não tomaram a dose contra a paralisia infantil na segunda etapa da campanha, iniciada dia 9 de agosto. Os pais devem levar a carteira de vacinas das crianças. Até agora, o município atingiu 75% desta população, sendo que a meta é 95%.

“Quem ainda não tomou a gotinha nesta fase, deve comparecer aos postos”, diz Brigina. Ela lembra que a pólio ainda existe no mundo e que as altas coberturas nas campanhas são fundamentais para garantir que o Brasil continue livre da doença.

Para informações sobre os endereços dos locais de vacinação a pessoa deve ligar para o telefone 156, da Prefeitura, ou acessar o site www.campinas.sp.gov.br/saude ou ainda o link Campinas contra a Rubéola no endereço www.campinas.sp.gov.br