Prefeitura comemora Semana Mundial de Aleitamento Materno

06/08/2009

Autor: Cláudia Xavier

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por intermédio da Coordenadoria da Saúde da Criança e do Adolescente e do Comitê de Aleitamento Materno realiza, neste dia 6 de agosto, no Salão Vermelho, o encontro “SMAM 2009 - Amamentação, a Segurança Alimentar nas Emergências”.

Voltado para profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, Defesa Civil e outros, o evento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (reprise do conteúdo da manhã) e tem por objetivo reforçar o papel vital da amamentação em resposta a situações de emergência.

Segundo a coordenadora da área da Saúde da Criança e do Adolescente, Maria Fernanda da Costa Haddad, é fundamental que todo o pessoal envolvido no socorro às emergências compreenda o valor de apoiar e proteger o aleitamento materno e a alimentação adequada de lactentes e crianças pequenas.

“Devido às condições adversas nas situações de emergência, as chances de uma criança ter problemas como diarréia, desnutrição e outros são muito grandes e isso pode ser fatal para elas. Amamentar diminui a chance de adoecimento da criança e é a melhor maneira de garantir sua sobrevivência”, diz Maria Fernanda.

De acordo com a coordenadora, medidas simples devem ser aplicadas para garantir que as necessidades das gestantes, mães, lactentes e crianças pequenas sejam atendidas nas etapas mais precoces de uma emergência.

Durante o encontro, segundo Maria Fernanda, haverá a apresentação de um vídeo sobre a vida dos moradores de Blumenau, cinco meses após a enchente de novembro de 2008, quando cerca de duas mil pessoas ainda estavam desabrigadas, não podendo retornar para suas casas (a previsão da estada nas moradias provisórias é de três anos). O vídeo é resultado de uma parceria entre o IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e o Senac São Paulo.

De acordo com a coordenadora, o evento contará ainda com a participação do diretor da Defesa Civil da cidade, Sidney Furtado, que falará sobre a recém-criada Rede de Alerta de Desastres do Sistema Municipal de Defesa Civil que tem como objetivo integrar e articular o sistema para que, em conjunto, possa promover a defesa permanente contra desastres naturais ou provocados pelo homem.

Integram a rede as secretarias municipais de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Serviços Públicos, Urbanismo, Meio Ambiente, Habitação, Transporte, Saúde, Assistência Social, SANASA, Coordenadoria de Comunicação, CIMCamp, SAMU, SETEC, EMDEC, GMC e Fundação José Pedro de Oliveira (Mata Santa Genebra).

As situações de emergência mais freqüentes no Brasil são inundações, secas, deslizamentos, incêndios florestais, conflitos pela posse de terra e vendavais.