Prefeitura já pode iniciar as obras de construção do Instituto da Mulher

23/08/2012

Autor: Natália Peloggia

O juiz Gilberto Luiz Franceschini, da 6ª Vara Cível de Campinas, autorizou a abertura em cartório da matrícula do imóvel onde será instalado o Instituto da Mulher em Campinas. Com o registro, a Prefeitura já pode começar as obras de construção desta unidade que será dedicada à saúde feminina.

A decisão está em sentença proferida nessa quarta-feira, dia 22 de agosto, na qual Franceschini também homologou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Prefeitura e Ministério Público no dia 12 de julho, que destravou os impedimentos burocráticos que ameaçavam o município de perder os recursos federais destinados à implantação do hospital. "Um avanço e uma vitória para a cidade", definiu o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Manuel Carlos Cardoso.

O instituto vai funcionar em uma área municipal de 9.914 metros quadrados, localizada na Avenida das Amoreiras, no Parque Itália. O TAC foi assinado com o Ministério Público (MP), pois o local escolhido faz parte de uma grande gleba municipal que precisava ser desmembrada para atender as condições da Caixa Econômica Federal (CEF). Com o acordo, o município terá 18 meses para regularizar a área, enquanto constrói o instituto.

Atendimento

O Instituto da Mulher vai contar com ambulatórios de mastologia, patologia cervical (câncer de colo de útero), endocrinologia em menopausa, urologia ginecologia, cirurgia ginecológica, posto de coleta de leite humano, sexologia, fisioterapia voltada à área da mulher, acupuntura,serviço de planejamento familiar e um Centro Cirúrgico tipo Hospital Dia para cirurgias de pequeno porte.

O objetivo é agilizar e complementar o atendimento dos centros de saúde, que muitas vezes precisam encaminhar pacientes para o Hospital Celso Pierro,da PUC-Campinas e para o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp.

O instituto também terá espaço para programas de promoção à saúde, que servirão como modelos para a atenção básica, além de prestar serviços voltados para o público feminino, como dar informações sobre os vários programas já existentes no município, geração de renda, banco da mulher, coordenadoria da mulher, assistência jurídica, habitação, delegacia da mulher, entre outros.

As obras do novo local de atendimento à mulher devem ser concluídas em até um ano e meio. O projeto e a planta da unidade foram aprovados pelo Ministério da Saúde em 2009/2010.