Convênio elevará em 66% capacidade de consultas oftalmológicas em Campinas

29/08/2012

Autor: Diego Geraldo

A Prefeitura e a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência assinaram nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, convênio para a inclusão de 1,5 mil consultas oftalmológicas nos Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade.  Somado ao aumento de 1,5 mil procedimentos ocorrido durante agosto no Hospital Municipal Ouro Verde, a capacidade do município na especialidade saltará de 4,5 mil para 7,5 mil procedimentos por mês.

O aumento da capacidade de consultas ocorre de maneira progressiva e a expectativa é de que o Ouro Verde esteja na capacidade máxima ainda em setembro e a Beneficência, em outubro. Com as medidas, a Secretaria Municipal de Saúde espera diminuir, até o final deste ano, de seis para um mês o tempo de espera por consulta.

“Temos uma fila de quase dez mil pessoas esperando procedimentos que, em maioria, são simples, como consultas para mudança de grau de óculos. Este aumento na oferta é uma resposta da Administração aos principais problemas na saúde da cidade”, disse o secretário de Saúde, Fernando Brandão.

Procedimentos

Além das consultas, o convênio permitirá mais de 3 mil procedimentos por mês, como cirurgias. “Os procedimentos mais simples faremos nesta clínica no Jardim Guanabara. E os mais complexos serão encaminhados para o hospital. Estamos oferecendo à população de Campinas atendimento oftalmológico de primeira qualidade”, explicou o presidente em exercício da Beneficência Portuguesa, Hélio Pupo.

Brandão alerta que as pessoas não devem procurar a clínica diretamente para consultas. “A primeira consulta será feita no centro de saúde. Depois é feita uma triagem e o usuário que precisar passar por oftalmologista será encaminhado para um dos cinco locais onde realizamos os procedimentos”, disse o secretário.

Além da clínica, que fica na Rua Camargo Paes, 572, e do Ouro Verde, o SUS de Campinas realiza consultas e cirurgias oftalmológicas na Policlínica II (Avenida Campos Salles, 737, Centro), no Instituto Penido Burnier (Avenida Andrade Neves, 683, Botafogo) e no Hospital Celso Pierro (Campus 2 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, na Avenida John Boyd Dunlop).

Esteve na cerimônia de formalização do convênio o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Manoel Carlos Cardoso, que também assinou o documento. E também o presidente da Informática de Municípios Associados (IMA), Pedro Jaime Ziller, órgão que disponibiliza o programa utilizado para a marcação das consultas.

Foto: Em pé ao lado de equipamento para exame oftalmológio, o secretário de Saúde, Fernando Brandão e o presidente em exercício da Beneficência Portuguesa, Hélio Pupo
Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Secretário de Saúde, Fernando Brandão, conversa com oftalmologista do Beneficência
Foto: Secretário Municipal de Saúde de Campinas, Fernando Brandão