Hospital Mário Gatti abre licitação para reforma em três setores

30/08/2012

Autor: Juliana Perrenoud

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti abrirá licitação para obras de reforma das áreas de Enfermaria (quatro andares de internação), Banco de Sangue e Laboratório. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, e pelo presidente do hospital, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro.

A reforma será possível com o repasse de R$ 4,5 milhões que vem sendo feito mensalmente por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Após a licitação, as obras devem ser iniciadas em outubro e têm previsão para serem concluídas em meados de 2013. A princípio serão reformados os andares da área de Enfermaria, também chamada de Hotelaria, com 1100 metros quadrados cada.

"Apesar do aperto financeiro pelo qual passa a Administração, percebemos que o Hospital Mário Gatti precisa de adequação urgente nestas áreas, já que ele não passa por reformas desde 1986", conta Brandão.

De acordo com Pinheiro, o prédio precisa de reformas há muito tempo. "Há oito anos estamos pleiteando investimentos para reforma desses setores. Agora fomos ouvidos pela Administração", disse o presidente.

Por ser um hospital que funciona no regime de "portas abertas" (atende todos que chegam), 24 horas por dia, não é possível fechá-lo para reforma para não desassistir a população.

"Temos uma comissão que apontou que a obra deve ser feita na vertical. Não é possível fechar uma andar inteiro e reformá-lo. Por isso, é preciso ser feito um isolamento adequado, para que não haja prejuízo para os pacientes, funcionários e acompanhantes", comenta Pinheiro.

"O Mário Gatti, por muito tempo esquecido, foi o guardião na recente crise que tivemos no setor de saúde da cidade. Graças a ele, a cidade não entrou em colapso. Isso reforçou ainda mais a importância do hospital para Campinas", afirmou Brandão.

Fotos de Carlos Bassan

Secretário de Saúde, Fernando Brandão, e o presidente do Mário Gatti, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, conversam.

Fernando Brandão e Salvador Affonso Fernandes Pinheiro caminham pela área exrterna do hospítal.