Saúde treina profissionais da rede para atuar no iluminar Campinas

04/09/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue, nesta quarta-feira (5), com o treinamento do Iluminar Campinas - Projeto de Assistência às Vítimas de Violência Sexual. O projeto vai cuidar dos cidadãos campineiros acometidos por este tipo de violência, que receberão dos serviços de saúde do município assistência médica, social e psicológica.
Nesta segunda etapa do Iluminar, médicos, enfermeiros e assistentes sociais dos Prontos Atendimentos Ouro Verde, Anchieta e São José, além de profissionais dos prontos-socorros adulto e Infantil do Hospital Mário Gatti vão ser treinados para atender pessoas vitimizadas pela violência sexual. O treinamento acontece nesta quarta-feira (5) e nos dias 12 e 19 de setembro, no anfiteatro do Hospital.
O objetivo do treinamento é treinar estes profissionais para prestar assistência médica integral às vítimas. Isto inclui acolher a pessoa vitimizada, ouvir a queixa, realizar exames e coletar secreções, fazer anticoncepção de emergência - nas mulheres -, vacinar contra hepatite e fazer prevenção de DST/Aids.
Na primeira etapa, em agosto, a Secretaria treinou diretores de escola, Emeis, creches e diretores e coordenadores de serviço social, profissionais da Guarda Municipal, Conselho Tutelar, além de profissionais do Craisa (Centro de Referência, Assistência e Informação à Saúde do Adolescente) e do IML (Instituto Médico Legal) para atender e encaminhar as vítimas. Em outubro, na terceira etapa do Iluminar, o treinamento será direcionado aos profissionais dos Centros de Saúde.
Casos são subnotificados - Segundo o Cemicamp (Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas), apenas um porcentual entre 10% e 20% das pessoas vitimizadas pela violência sexual chegam aos serviços públicos e às autoridades. E dados do SOS Ação Mulher apontam que a violência sexual tem aumentado, atinge mais mulheres (principalmente meninas e jovens) e acontece em todas as classes sociais. O SOS informa ainda que a sociedade não sabe lidar com o agressor e promove a culpabilização da vítima.
Com o lançamento do Iluminar, a Prefeitura pretende mudar este cenário. Além de melhorar o acompanhamento das vítimas, aprimorar os cuidados e fazer um controle social das ocorrências, a Prefeitura vai poder, através da notificação, elaborar serviços e programas para atender aos casos de violência sexual.