Secretaria de Saúde cria Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar

05/09/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas constitui, nesta quarta-feira (5 de setembro), a Comissão Municipal de Controle de IH (Infecção Hospitalar). O evento acontece às 19h, no Salão Vermelho da Prefeitura, que fica no Paço, na avenida Anchieta, 200. O objetivo da Secretaria é melhorar, cada vez mais, os cuidados com a IH no município.

O presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o professor doutor Plínio Travasso, fará, no evento, uma palestra sobre a importância estratégica da Comissão de Controle de IH. Travasso também é membro do Comitê Estadual de Controle de IH.

Também estarão presentes no evento o secretário municipal de Saúde, Gastão Wagner de Souza Campos, a diretora da DIR XII (Direção Regional de Saúde), Regina Lara Campos, a diretora técnica da Divisão de IH do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), Graziela Almeida da Silva, e o representante da APCIH (Associação Paulista de Controle de Infecção Hospitalar), Carlos Magno Castelo Branco.

A Vigilância Sanitária do município, através das comissões dos hospitais, é que cuida da infecção hospitalar em Campinas e tem trabalhado, por exemplo, para reforçar a importância do monitoramento dos produtos (antibióticos) que o hospital utiliza, dos microorganismos que estão sendo encontrados e de que medidas de prevenção estão sendo tomadas. A vigilância também averigua os cuidados que o hospital adota com relação à esterilização e limpeza do ambiente.