Saúde prossegue com treinamento de profissionais que vão atuar no Iluminar Campinas

10/09/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue, amanhã (11) e quarta-feira (12) das 8h às 17h no Hotel Nacional Inn, com o treinamento do Iluminar Campinas - Projeto de Assistência às Vítimas de Violência Sexual. O projeto vai cuidar dos cidadãos acometidos por este tipo de violência, que passarão a receber dos serviços de saúde do município assistência médica, social, psicológica e civil.

Nesta fase do Iluminar, o treinamento é dirigido a 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais dos Prontos Atendimentos Ouro Verde, Anchieta e São José, dos prontos-socorros adulto e Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti e do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Outros 40 profissionais serão capacitados nos dias 1 e 2 de outubro.

O objetivo é que estas pessoas passem a prestar assistência médica integral às vítimas da violência sexual. Isto inclui acolher, ouvir a queixa, realizar exames e coletar secreções, fazer anticoncepção de emergência – nas mulheres -, vacinar contra hepatite e fazer prevenção de DST/AIDS. Estes profissionais também vão ser multiplicadores do Projeto, ou seja: vão treinar outras pessoas para atuar no Iluminar. No treinamento, cada pronto-socorro vai estabelecer o fluxograma interno de atendimento à violência sexual.

Em agosto, a Secretaria treinou diretores de escola, Emeis, creches e diretores e coordenadores de serviço social, profissionais da Guarda Municipal, Conselho Tutelar, além de profissionais do Craisa (Centro de Referência, Assistência e Informação à Saúde do Adolescente) e do IML (Instituto Médico Legal) para atender e encaminhar as vítimas.

Em outubro, numa outra fase do projeto, o treinamento será direcionado aos profissionais dos Centros de Saúde. Quando toda a rede estiver capacitada, a violência sexual passa a ser de notificação obrigatória em Campinas.