Região Leste vacina cães e gatos contra raiva

13/09/2001

A Prefeitura de Campinas pretende vacinar, neste final de semana (15 e 16 de setembro), pelo menos 15 mil animais entre cães e gatos na região Leste da cidade. De acordo com o Distrito de Saúde Leste, a estimativa é de que o total represente 85% da população de animais domésticos daquela região. A vacina é grátis.

No sábado, serão disponibilizados postos de vacinação para a área rural da região Leste e para a área urbana de Sousas, que inclui Hípica, Vila Brandina e Chácara Gramado. No domingo, os postos estarão na área urbana da Leste, que inclui Centro, 31 de Março e Taquaral. Haverá um posto de vacinação disponível na Feira de Filhotes, no Cartódromo, ao lado da Lagoa do Taquaral.

A atividade faz parte da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que começou no nos últimos dias 1 e 2, na região Sudoeste, e acontece em todos os finais de semana de setembro e no primeiro final de semana de outubro. Na região Norte, a vacinação será nos dias 22 e 23 de setembro; na Noroeste, nos dias 29 e 30 deste mês, e na Sul, em 6 e 7 de outubro.

A Secretaria de Saúde espera vacinar, em todo município, 110 mil animais. A cidade recebeu 130 mil doses da vacina para a campanha. Em Campinas, o último caso de raiva em animais domésticos foi registrado em 1999, em um gato. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário.

Epizootia - O município de Campinas enfrenta uma epizootia de raiva em herbívoros. Epizootia é a ocorrência de uma doença em muitos animais ao mesmo tempo e na mesma região. Todos os casos confirmados até o momento são de animais da região Leste. Os primeiros foram confirmados na área rural do Distrito de Joaquim Egídio, em 2000. Em 2001, começaram a ocorrer casos também na área rural de Sousas e, recentemente, na área rural do Taquaral, no bairro Carlos Gomes. E a tendência é que a doença se manifeste também nas regiões do 31 de Março e de Barão Geraldo.

Em 2000, a cidade confirmou 29 casos de raiva animal. Neste ano, já foram confirmados 24, sendo a maioria deles em bovinos e eqüinos, além de seis casos em morcegos.

PS.:O veterinário Luiz Henrique Martinelle Ramos, coordenador da Campanha na região Leste, estará disponível para atender a imprensa. No sábado, Ramos estará no Centro de Saúde de Sousas - fone: 3258 1184 - e no domingo, ele poderá ser local;izado no Distrito Leste, pelos telefones 3254 7060 - 3254 2633 ou 3295 0589.

Volta ao índice de notícias