Projeto Iluminar treina médicos e enfermeiros

18/09/2001

O Projeto Iluminar Campinas, da Secretaria de Saúde de Campinas, prossegue, nesta quarta-feira, dia 19, no anfiteatro do Hospital Mário Gatti, das 19h às 22h, com o trabalho de capacitação de médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

O Projeto Iluminar Campinas objetiva dar assistência aos cidadãos acometidos por violência sexual. A partir de agora, essas ocorrências passam a receber dos serviços de saúde do município assistência médica, social, psicológica e civil.

Está programado, também, para os dias 1 e 2 de outubro, no Hotel Nacional In, o treinamento dos profissionais dos prontos-socorros Anchieta, Ouro Verde, São José, Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Vigilância Epidemiológica dos distritos e PS (Pronto-Socorro) infantil do Mário Gatti.

O objetivo é que estas pessoas passem a prestar assistência médica integral às vítimas da violência sexual. Isto inclui acolher, ouvir a queixa, realizar exames, coletar secreções, fazer anticoncepção de emergência, vacinar contra hepatite e fazer prevenção de DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Em agosto, a Secretaria treinou diretores de escola, Emeis, creches, diretores, coordenadores de serviço social, profissionais da Guarda Municipal, Conselho Tutelar, além de profissionais do Craisa (Centro de Referência, Assistência e Informação à Saúde do Adolescente) e do IML (Instituto Médico Legal) para atender e encaminhar as vítimas.

Até o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Cemicamp, Caism e SOS/Ação Mulher e Família, pretende concluir a primeira fase do projeto de capacitação para cerca de 400 pessoas representativas. Esse grupo vai ser responsável por sensibilizar outros profissionais como técnicos administrativos e operacionais que constituem a sua rede interna.

As ocorrências relacionadas à violência sexual também estarão incluídas no sistema de notificação compulsória, o que possibilitará ao serviço público de saúde contar com dados estatísticos mais próximos da realidade. A idéia é mudar o conceito de assistência para o de "cuidador", envolvendo e comprometendo os serviços por meio de um fluxograma interno e externo, a partir do paciente e do profissional.