Região Norte vacina cães e gatos contra raiva

20/09/2001

A Prefeitura de Campinas pretende vacinar, neste final de semana (22 e 23 de setembro), pelo menos 15 mil animais entre cães e gatos na região Norte da cidade. De acordo com o Distrito de Saúde Norte, a estimativa é de que o total represente 85% da população de animais domésticos daquela região. A vacina é grátis.

No sábado (22), serão disponibilizados postos de vacinação para a área rural de Barão Geraldo e para as áreas urbanas do Jardim Boa Vista, Jardim Aurélia e Jardim Eulina.

No Domingo (23), os postos estarão disponíveis nas áreas rural e urbana do Jardim Santa Bárbara e Vila Padre Anchieta. Ainda no domingo, serão vacinados animais no Jardim São Marcos e Jardim Santa Mônica.

A atividade faz parte da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que começou nos últimos dias 1 e 2. Na região Noroeste a vacinação vai acontecer nos dias 29 e 30 deste mês, e na Sul, em 6 e 7 de outubro.

A Secretaria de Saúde espera vacinar, em todo município, 110 mil animais. A cidade recebeu 130 mil doses da vacina para a campanha. Em Campinas, o último caso de raiva em animais domésticos, em perímetro urbano, foi registrado em 1999, em um gato, na região Norte. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário.

Epizootia

O município de Campinas enfrenta uma epizootia de raiva em herbívoros (cavalos, bois, porcos, ovelhas). Epizootia é a ocorrência de uma doença em muitos animais ao mesmo tempo e na mesma região. Todos os casos confirmados até o momento são de animais da região Leste. Os primeiros foram confirmados na área rural do Distrito de Joaquim Egídio, em 2000. Em 2001, começaram a ocorrer casos também na área rural de Sousas e, recentemente, na área rural do Taquaral, no bairro Carlos Gomes. E a tendência é que a doença se manifeste também nas regiões do 31 de Março e de Barão Geraldo.

Em 2000, a cidade confirmou 29 casos de raiva animal. Neste ano, já foram confirmados 24, sendo a maioria deles em bovinos e eqüinos, além de seis casos em morcegos.

PS.:A veterinária Tosca de Lucca, coordenadora da Campanha no Distrito Norte, estará disponível para atender a imprensa pelo telefone (011) 9714-6426 ou no Distrito Norte, pelo telefone 3243-7454, 3242-5870 ou 3242-8611.

A raiva é incurável

A raiva é uma doença incurável, sempre fatal, causada por um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, que infecta mamíferos, principalmente os bovinos, eqüinos, suínos, cães, gatos, morcegos e outras espécies.

É também um grave problema de saúde pública, uma vez que atinge o homem, colocando em risco sua vida. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde convoca toda a população da região Norte para que leve seus animais para serem vacinados neste final de semana.

A melhor forma de prevenção contra a raiva é a vacinação. De qualquer maneira, os técnicos da Secretaria de Saúde da Prefeitura orientam a população a nunca deixar seus animais de estimação soltos na rua. A população pode evitar crias indesejáveis prendendo fêmeas no cio ou por meio da castração. Maiores informações com um veterinário.

Veja os locais previstos para vacinação na região norte de Campinas.