Campinas confirma mais um caso de raiva animal

25/09/2001

O Instituto Pasteur, de São Paulo, divulgou na última semana resultados de exames que confirmam mais um caso de raiva em herbívoro no município de Campinas. Desta vez, o animal infectado é um eqüino do Jardim Gargantilha, localizado na região Leste do município.

A confirmação é de especial importância para a Secretaria de Saúde porque demonstra o avanço da doença em uma nova área em Campinas. Até o momento, a raiva em herbívoros estava restrita às áreas de Sousas e Joaquim Egídio.

O Distrito de Saúde Leste está promovendo no local ações de bloqueio – vacinação - nos animais existentes num raio de 500 metros da área. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde também fez a busca ativa de casos na região e orienta a população da região – inclui também moradores dos bairros Jardim Monte Belo, Carlos Gomes, Tanquinho e Recanto dos Dourados - sobre como prevenir novos casos da doença em animais e, assim, evitar que a moléstia atinja o homem.

25 casos - Campinas já tem, confirmados laboratorialmente, 25 casos de raiva este ano. No ano passado houve 29 confirmações. O número é considerado alto e a raiva tem se expandido por áreas novas da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a doença se torna mais preocupante à medida em que se aproxima da população humana, já que não tem cura e leva à morte. Em julho passado, uma moradora do Estado de São Paulo morreu em conseqüência da raiva. Antes disso, o último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 1997.

Secretaria vacina cães e gatos - Atenta ao possível surgimento de novos casos, a Vigilância Epidemiológica promove, desde o primeiro final de semana de setembro, a vacinação anti-rábica em cães e gatos no município. No próximo final de semana (29 e 30 de setembro), a vacinação ocorre na região Noroeste de Campinas. No sábado (29), haverá também um posto instalado na Praça Tiro de Guerra, das 8h às 17h.

Portanto, moradores do Jardim Eulina e do Chapadão que perderam a vacinação no último final de semana, na região Norte, podem aproveitar a oportunidade para vacinar seus animais de estimação. O último caso de raiva em animais de estimação na área urbana de Campinas foi registrado em 1999 em um gato. A vacinação em cães e gatos é gratuita. A responsabilidade de vacinar animais herbívoros (vacas, cavalos, ovelhas e porcos) é do proprietário.

O que é? - A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais.

Volta ao índice de notícias