Secretaria de Saúde já vacinou 52.087 cães e gatos

28/09/2001

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas já vacinou, contra a raiva, 52.087 cães e gatos desde o primeiro final de semana de setembro, quando foi iniciada a Campanha de Vacinação Anti-Rábica no Município. No próximo final de semana, dias 29 e 30 de setembro, a vacinação acontece na Região Noroeste, que inclui os bairros nas proximidades da John Boyd Dunlop e da Anhangüera, Jardim Londres, PUC, Jardim Ipaussurama, Jardim Satélite Íris, Parque Florence e Parque Valença.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 20 mil animais naquela região. Em todo o município, durante a campanha, a estimativa é de que sejam vacinados 96 mil do total da população de cães e gatos, estimada em 116 mil.

Segundo avaliação dos técnicos da Secretaria de Saúde, a campanha, até o momento, está atingindo as expectativas. Na Região Sudoeste, nos dias 1 e 2 de setembro, foram vacinado 21.115 animais. Na Leste, em 15 e 16 de setembro, 15.297 e na Norte, no último final de semana, 16.170 animais.

O último caso de raiva em animais de estimação na área urbana de Campinas foi registrado em 1999, em um gato. A vacinação em cães e gatos é gratuita. A responsabilidade de vacinar animais herbívoros (vacas, cavalos, ovelhas e porcos) é do proprietário.

Campinas vive uma expansão geográfica da raiva animal em herbívoros. A preocupação da Secretaria da Saúde é que a expansão continue e atinja cães e gatos, animais que mantêm contato mais próximo do homem, já que a doença pode ser transmitida ao ser humano pelo animal infectado.

A raiva é uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No entanto, existe uma maneira eficaz de preveni-la: a vacinação. Por isso, é importante que a população procure os postos de vacinação mais próximos e leve seus animais de estimação para serem imunizados.

Tiro de guerra - A campanha de vacinação anti-rábica também vai acontecer neste sábado, 29, na Praça Tiro de Guerra, para atender a população do Jardim Eulina e Parque Chapadão, na Região Norte da cidade.

Volta ao índice de notícias