Secretaria realiza Semana de Aleitamento Materno

28/09/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza, de 1o a 5 de outubro, a Semana de Aleitamento Materno. Dentre as atividades, haverá distribuição de cartazes e folders em vários pontos da cidade incluindo Largo do Rosário, Terminal Central, Hospital Celso Pierro, Maternidade e HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O material relata a importância da amamentação e divulga também o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas. A atividade será realizada por alunos das escolas de enfermagem de Campinas.

Na quarta-feira (3 de outubro), cidadãos interessados podem participar de uma teleconferência nacional no auditório do Senac, das 19h30 às 21h30. O evento, que tem como tema "Amamentação na Era da Informação", é gratuito e aberto ao público. O Senac fica na rua Sacramento, 490.

Na sexta-feira (5), das 15h às 17h, também no auditório do Senac, a médica da Secretaria de Saúde responsável pelo Banco de Leite, Cláudia Maria Monteiro Sampaio, fala sobre o tema: "Banco de Leite: um Amigo da Comunidade".

A palestra é dirigida a auxiliares e técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde, agentes multiplicadores de grupos de terceira idade e líderes de equipes pastorais, entre outros. Inscrições e informações podem ser feitas e obtidas pelo telefone 3737 8300.

Durante a semana, a população também estará sendo incentivada a doar frascos de maionese e de café solúvel, com tampas de plástico, nos Centros de Saúde ou no próprio Banco de Leite, que fica no 5o andar da Maternidade de Campinas.

O material é esterilizado e utilizado para a coleta do leite. Atualmente, o Banco de Leite de Campinas tem uma demanda muito maior do que as doações que normalmente recebe. Maiores informações sobre o Banco de Leite podem ser obtidas pelo telefone 3234-4131 - ramal 288, na própria Maternidade, ou na Secretaria de Saúde.

Carteiro Amigo - A Semana de Aleitamento também dá o pontapé inicial em Campinas ao Projeto Carteiro Amigo. A finalidade é expandir, por meio dos carteiros, informações sobre o aleitamento materno enfocando a importância da amamentação para a mãe, para o bebê e para a família, estimular o aleitamento e divulgar o Banco de Leite. O projeto é uma parceria entre Correios, Ministério da Saúde e secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Os carteiros foram os profissionais escolhidos para a atividade porque têm acesso a toda população e aos locais de mais difícil acesso. O Projeto Carteiro Amigo foi iniciado em 1996, no Ceará. Desde que foi implantado, os números apontam a redução da mortalidade infantil naquele Estado. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde começa a trabalhar, a partir de segunda-feira (1o), para implantar o projeto em Campinas.