Grupo de usuárias do CS Centro usa praça para fazer ginástica

05/09/2002

Atividade já mudou a realidade do lugar, que ganhou
novas lixeiras, mais iluminação e segurança

Para promover a saúde dos seus usuários, o Centro de Saúde da Barão de Jaguara, conhecido como CS Centro, reúne um grupo de pessoas da terceira idade interessadas em fazer caminhada e alongamento e em praticar outras modalidades de ginástica.

A atividade acontece na praça do Largo do Pará, que fica próxima ao viaduto da Aquidabã, às terças-feiras e quintas-feiras, das 9h às 10h.

Com a prática destas terapias alternativas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Paidéia – Saúde da Família, pretende intervir na qualidade de vida das pessoas e, inclusive, oferecer outras possibilidades para cuidar da saúde além da terapia de medicamentos. A intenção é que as pessoas desenvolvam o hábito do auto-cuidado.

A idéia de constituir o grupo surgiu, segundo a agente de saúde Evanir Guimarães Sidoti, porque o CS Centro tem muitos usuários na terceira idade. E a maioria deles tem pressão alta, diabetes, depressão ou algum outro problema crônico de saúde.

Então, de acordo com Evanir, a Equipe Vermelha do CS Centro conversou com estes usuários, ouviu suas queixas e expectativas com relação ao serviço e discutiu com elas a possibilidade de formar o grupo. No início, em maio, eram poucas integrantes. Atualmente, o grupo já conta com 40 mulheres.

A equipe de profissionais de saúde que acompanha as atividades é formada por Evanir, pela agente de saúde Eliane Aparecida Azanha e pela auxiliar de enfermagem Janete Bérgamo. A equipe dá dicas de saúde, mede a pressão arterial e acompanha cada usuária para identificar sua necessidade e dar orientações. Também trabalha com o grupo a estudante de Educação Física Vanessa Pierini que orienta as aulas como voluntária.

Bom para o corpo e bom para a alma – A campineira Alzira Passarini Branquina mora ao lado do CS Centro desde 1993 e diz que esta é a primeira vez que a praça tem alguma atividade neste sentido. De acordo com ela, a atividade faz bem para o corpo, para a alma e para a cidade, já que as condições da praça melhoraram desde que o grupo passou a freqüentá-la.

"A praça ficou mais bonita. Solicitamos novas lixeiras, mais iluminação e guardas municipais para o local. É bom para nós, para nossos filhos e para Campinas", diz Alzira.

A aposentada Lucila Campos Guerra Santos, de 69 anos, mora num local próximo à praça e também faz parte do grupo. Ela relata a atividade como "maravilhosa" e conta que, ao freqüentar o grupo, ela pode checar a pressão arterial com freqüência e ainda tem um cartão onde são registradas suas condições de saúde.

"Quando venho aqui fico menos ansiosa e faço amizades. Tomo muitos remédios, no entanto nenhum me faz tão bem como vir aqui na praça", diz Lucila.

Para Anércia Lima, de 65 anos, a ginástica também proporciona inúmeros benefícios. Um deles é o fato dela ter recuperado os movimentos do braço direito. "Tenho artrose o que fez com que eu perdesse os movimentos de um braço. Porém, com a ajuda deste grupo melhorei muito. Já posso até pentear o cabelo e passar maquiagem", afirma.