Prefeitura de Campinas coloca em atividade Unidade de Saúde da Família no Satélite Íris

17/09/2002

Serviço melhora a assistência à saúde
de 1.700 famílias da Região Noroeste da cidade

A Prefeitura de Campinas inaugura, oficialmente, às 9h do próximo dia 21, a Unidade de Saúde da Família do Satélite Íris. Com o novo módulo, a Secretaria de Saúde facilita ainda mais o acesso à saúde a 1.700 famílias da Região Noroeste da cidade.

Até então, a unidade de saúde de referência para os moradores do Satélite Íris era o Centro de Saúde Ipaussurama, de difícil acesso para os pacientes. Agora, o serviço de saúde está dentro do território onde residem estes cidadãos.

A Unidade de Saúde da Família funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Programa Paidéia – Saúde da Família. Ela é composta de um clínico, um pediatra, um ginecologista, uma enfermeira, quatro auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Os agentes são moradores da própria comunidade.

A equipe trabalha na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e valoriza a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas na Unidade e também são feitos atendimentos domiciliares.

Cuidar de perto

A unidade está preparada para fazer coleta de exames laboratoriais e de prevenção do câncer do colo do útero, além de aplicação de vacinas e procedimentos como curativos e inalação. Também vai distribuir medicamentos e constituir e acompanhar grupos de crianças com desnutrição, pessoas com diabetes e hipertensão, adolescentes, idosos e gestantes entre outros.

A Unidade de Saúde da Família do Satélite Íris fica na antiga rua 80, chamada agora de rua Pedro Agápio de Aquino Neto, 400. O telefone da nova unidade é 3227-3525 e o atendimento vai das 7h às 16h.

O Centro de Saúde Ipaussurama e o Pronto-Socorro do Hospital Celso Pierro continuam como referência para a população do Satélite.

Outras inaugurações

A Prefeitura de Campinas já colocou em atividade, desde o início de 2001, seis Unidades de Saúde da Família – Lisa, Rossin, Oziel, Itajaí, Caic Santa Lúcia e Campina Grande. Até o final de setembro também passam a funcionar as unidades do Nova América, Village e Rosália.