CS Paranapanema intensifica coleta de papanicolau e atende 135 em uma semana

08/09/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) Paranapanema, na Região Sul de Campinas, atendeu 135 mulheres para coleta de exames de papanicolau entre 30 de agosto e 3 de setembro, na semana de intensificação da prevenção de câncer ginecológico realizada na unidade. As pacientes também puderam passar por exames de palpação de mama e os casos com indicação foram encaminhados para exames complementares como mamografia e ecografia.

De acordo com a enfermeira Regina Conceição Souza Guimarães, coordenadora do CS Paranapanema, o objetivo da ação é ampliar o número de mulheres que realizam o exame e atingir principalmente a faixa etária de maior risco para o câncer ginecológico - de 35 a 49 anos - e aquelas que não fizeram o exame anteriormente. Segundo Regina, a detecção precoce do câncer proporciona tratamento rápido e, conseqüentemente, diminui quadros graves e aumenta a chance de cura.

A enfermeira diz que, em 2003, a coleta de papanicolau no Paranapanema ficou abaixo da expectativa. Apenas 10,5% da população feminina acima de 14 anos e 7,6% das mulheres acima de 60 anos realizaram o exame na unidade. Regina informa que o exame de papanicolau é feito na rotina dos centros de saúde e basta que a mulher procure a unidade ou sua equipe do Paidéia de Saúde da Família para marcar o procedimento.

O médico generalista Belmiro Borges de Freitas Neto, do CS Paranapanema, explica que o papanicolau é o principal exame da prevenção do câncer do colo uterino. "É um procedimento simples de fazer e, em Campinas, a Secretaria da Saúde preconiza a realização anual do papanicolau", diz Freitas Neto. Segundo ele, a meta do CS Paranapanema é passar a realizar a coleta sem agendamento, no momento em que a mulher procurar o serviço.

O CS Paranapanema fica na rua Boaventura de Lemos, 590. O telefone é 3252-7189 ou 3253-6993.

Volta ao índice de notícias