Prefeitura vacina animais da Região Leste contra a raiva no próximo final de semana

09/09/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas prossegue, neste final de semana, dias 11 e 12 de setembro, com a campanha de vacinação contra a raiva animal, desta vez na Região Leste de Campinas. As doses estarão disponíveis em mais de 70 postos espalhados por todos os bairros desta parte da cidade, das 8 da manhã às 5 da tarde. Alguns pontos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes. As vacinas são totalmente grátis.

De acordo com o médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, da Vigilância em Saúde Leste, todos os animais com mais de dois meses, mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem repetir a dose. "A vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas prenhas devem tomar a dose", afirma. Ramos informa que a dose é aplicada por profissionais capacitados, portanto da forma tecnicamente correta, e dentro das condições adequadas de conservação e manipulação. "Não são disponibilizadas doses para serem levadas para casa", afirma.

Ramos informa que Campinas não registra casos de raiva animal em gatos e cães desde 1998,
mas que o vírus ainda está presente em alguns mamíferos, como o morcego. Ele diz que o vírus da raiva é transmitido pela saliva do animal infectado e destaca que é importante e de responsabilidade dos proprietários levar seus animais para a vacinação contra raiva todos os anos.
"Gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar doentes e, ao adquirir o vírus, existe a possibilidade de infectar pessoas por mordedura, lambedura e arranhadura". De acordo com o médico veterinário, os gatos merecem atenção especial já que saem mais de casa e têm instinto de caça. "Por isto, existe maior risco de contraírem a doença e assim funcionar como um elo entre o animal doente e o homem", diz.

Segundo Ramos, a Vigilância em Saúde Leste pretende vacinar pelo menos 17 mil animais, sendo 15 mil cães e 2 mil gatos. No sábado, 11, os postos estarão nas áreas de abrangência do Centro de Saúde (CS) de Sousas (que inclui região da Vila Brandina e imediações da Sociedade Hípica de Campinas), CS Joaquim Egídio e área rural do CS Taquaral onde além dos postos fixos haverá volantes na área do Bananal, Carlos Gomes, Monte Belo, Gargantilha e Recanto dos Dourados.

No domingo, dia 12, os postos estarão nas áreas de abrangência dos CS 31 de Março, CS Centro (que inclui bairros Cambuí, Centro, Guanabara, Bosque e Nova Campinas) CS Costa e Silva (Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Genebra e Vila Costa e Silva), CS Conceição (Jardim Flamboyant, Novo Flamboyant e Conceição), CS São Quirino (Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jardim Nilópolis, Jardim Santana e Parque Imperador) e área urbana do Taquaral (Alto Taquaral, parte do Guanabara, Taquaral, Jardim Bela Vista e Vila Tarcila).

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

A campanha anti-rábica teve início em agosto e já aconteceu nas regiões Norte, Noroeste e Sul. Na semana que vem, nos dias 18 e 19 de setembro, ocorre na região Sudoeste. Segundo o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, até o momento o resultado da campanha está dentro do previsto.

Volta ao índice de notícias