Prefeitura vacina animais da Região Leste contra a raiva no próximo final de semana

09/09/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas prossegue, neste final de semana, dias 11 e 12 de setembro, com a campanha de vacinação contra a raiva animal, desta vez na Região Leste de Campinas. As doses estarão disponíveis em mais de 70 postos espalhados por todos os bairros desta parte da cidade, das 8 da manhã às 5 da tarde. Alguns pontos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes. As vacinas são totalmente grátis.

De acordo com o médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, da Vigilância em Saúde Leste, todos os animais com mais de dois meses, mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem repetir a dose. "A vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas prenhas devem tomar a dose", afirma. Ramos informa que a dose é aplicada por profissionais capacitados, portanto da forma tecnicamente correta, e dentro das condições adequadas de conservação e manipulação. "Não são disponibilizadas doses para serem levadas para casa", afirma.

Ramos informa que Campinas não registra casos de raiva animal em gatos e cães desde 1998,
mas que o vírus ainda está presente em alguns mamíferos, como o morcego. Ele diz que o vírus da raiva é transmitido pela saliva do animal infectado e destaca que é importante e de responsabilidade dos proprietários levar seus animais para a vacinação contra raiva todos os anos.
"Gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar doentes e, ao adquirir o vírus, existe a possibilidade de infectar pessoas por mordedura, lambedura e arranhadura". De acordo com o médico veterinário, os gatos merecem atenção especial já que saem mais de casa e têm instinto de caça. "Por isto, existe maior risco de contraírem a doença e assim funcionar como um elo entre o animal doente e o homem", diz.

Segundo Ramos, a Vigilância em Saúde Leste pretende vacinar pelo menos 17 mil animais, sendo 15 mil cães e 2 mil gatos. No sábado, 11, os postos estarão nas áreas de abrangência do Centro de Saúde (CS) de Sousas (que inclui região da Vila Brandina e imediações da Sociedade Hípica de Campinas), CS Joaquim Egídio e área rural do CS Taquaral onde além dos postos fixos haverá volantes na área do Bananal, Carlos Gomes, Monte Belo, Gargantilha e Recanto dos Dourados.

No domingo, dia 12, os postos estarão nas áreas de abrangência dos CS 31 de Março, CS Centro (que inclui bairros Cambuí, Centro, Guanabara, Bosque e Nova Campinas) CS Costa e Silva (Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Genebra e Vila Costa e Silva), CS Conceição (Jardim Flamboyant, Novo Flamboyant e Conceição), CS São Quirino (Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jardim Nilópolis, Jardim Santana e Parque Imperador) e área urbana do Taquaral (Alto Taquaral, parte do Guanabara, Taquaral, Jardim Bela Vista e Vila Tarcila).

A campanha anti-rábica teve início em agosto e já aconteceu nas regiões Norte, Noroeste e Sul. Na semana que vem, nos dias 18 e 19 de setembro, ocorre na região Sudoeste. Segundo o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, até o momento o resultado da campanha está dentro do previsto.