Atendimento Domiciliar é ampliado para todas as regiões de Campinas

23/09/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas estende, a partir desta sexta-feira, dia 24 de setembro, para todos os bairros das regiões Noroeste, Sudoeste, e, a partir de segunda-feira, dia 27, para os das regiões Leste e Norte da cidade, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende em casa as pessoas com doenças mais graves. Até então, a cidade contava com o serviço na Região Sul.

A ampliação atende a antiga reivindicação dos gestores e servidores públicos municipais e da população e é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) apontada na temática da Saúde. Também consta no plano de governo da atual Administração e foi tirada como diretriz na última Conferência Municipal de Saúde.

Para viabilizar o atendimento domiciliar nas regiões Noroeste e Sudoeste, a Secretaria ampliou o convênio com a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e do Hospital e Maternidade Celso Pierro. Nas regiões Leste e Norte, a ampliação foi possível pela ampliação do convênio com a Irmandade Misericórdia de Campinas, conhecida como Santa Casa de Misericórdia. As duas instituições vão receber, cada uma, R$ 60 mil por mês para as despesas com pessoal e insumos. A verba é do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe do SAD, multidisciplinar, é composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista, assistente social e terapeuta ocupacional. "A necessidade do atendimento em casa é avaliada pelo hospital, no momento da alta, pelo Centro de Saúde e, em alguns casos, é realizada triagem", informa a médica sanitarista Valéria Cristina Miola Vendramini, do apoio técnico do Distrito de Saúde Noroeste.

A sanitarista explica que o SAD é um grande salto na questão da humanização porque permite que a pessoa permaneça em casa, com sua família, no seu próprio ambiente. A família recebe, segundo Valéria, orientações da equipe para os cuidados que devem ser adotados. "O procedimento ainda permite diminuir o tempo de hospitalização e, assim, o risco da pessoa adquirir uma infecção hospitalar", diz.

A terapeuta ocupacional e sanitarista Mônica Macedo Nunes, que coordena os SADs em Campinas, afirma que todos ganham com este atendimento. O paciente ganha porque tem melhor qualidade de vida, a família ganha porque pode estar do lado do seu parente e o sistema de saúde ganha com a redução das hospitalizações desnecessárias.

Mônica afirma que, com a ampliação do SAD, as equipes do Paidéia recebem um apoio importante que garante maior eficácia nos cuidados domiciliares que já vêm sendo realizados já que, nos casos mais complexos, além do acompanhamento da sua equipe de referência, o paciente passa a receber também a atenção da equipe do SAD", diz.

Para o médico sanitarista Adílson Rocha Campos, responsável pelo Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional (DGDO) da Secretaria de Saúde, a ampliação do atendimento domiciliar permite que Campinas amplie e melhore a qualidade da assistência prestada à população. "Além disso, permite consolidar a política municipal de atenção domiciliar e fortalece o Sistema Único de Saúde da cidade", diz o sanitarista.

SAD começou em 1994 na região Sul

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) teve início em Campinas há 11 anos na Região Sul da cidade. A introdução do Programa Paidéia de Saúde da Família, em 2001, viabilizou, entre outras coisas, a expansão da área de atuação do serviço e a ampliação da equipe que passou a atender casos de maior complexidade. E, a partir deste mês, está sendo estendido para toda cidade.

Uma das pessoas que recebe a equipe do SAD é Antônia Ianoni, de 87 anos, que mora no Proença, região Sul. Ela teve paralisia infantil com 1 ano de idade. Com o passar dos anos, ela desenvolveu diabetes e hipertensão. Antônia conta que recebe a visita do SAD há seis anos e diz que, se não pudesse contar com esta assistência, necessitaria ser internada com freqüência.

"Eles fazem controle da diabetes, da hipertensão, curativo, fisioterapia e também exames e atendimento médico. Tudo na minha casa. Ainda ensinam como a gente deve se cuidar e quais devem ser os cuidados da família. É uma maravilha. A cidade merece que este trabalho seja ampliado", afirma Antônia.

Serviço será modelo para restante do País

Nesta quinta-feira, dia 23, a Secretaria de Saúde de Campinas foi informada pelo Ministério da Saúde que o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) desenvolvido na cidade será utilizado como modelo para o Projeto de Implantação de Atenção Domiciliar em todo País.

Além de Campinas, mais nove municípios brasileiros serão pólos-piloto para o projeto.

Com isso, Campinas vai receber mais recursos, já que o Ministério vai destinar verbas para as cidades pólo.

"A escolha representa um reconhecimento do trabalho de equipe onde as pessoas atuam de forma humanizada, se co-responsabilizando pelos cuidados integrais à saúde, com a preocupação com o bem-estar, respeitando a especificidade de cada paciente e demonstrando a importância do vínculo terapêutico. É bom para os usuários e muito gratificante para os profissionais", diz a terapeuta ocupacional e sanitarista Mônica Macedo Nunes, coordenadora dos SADs em Campinas.