Site disponibiliza informações sobre saúde integrativa

01/09/2006

Com o objetivo de facilitar a vida do usuário, a Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar em seu site, a partir deste agosto, todas as informações relativas ao Programa de Saúde Integrativa. A meta é oferecer aos cidadãos informações sobre o que a rede de saúde disponibiliza de atividades e tratamentos diferenciados que contribuem para o alívio da dor e o tratamento de várias patologias.

A página traz informações sobre a história da Saúde Integrativa em Campinas, os programas existentes e os projetos a serem desenvolvidos.

Pelo site é possível saber quais os serviços oferecidos, locais e horários de atendimento na rede pública municipal, princípios de cada terapia, tipos de patologias tratadas na rede, indicações e formas de agendamento.

Entre as técnicas oferecidas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e até há pouco tempo restritas aos consultórios particulares estão homeopatia, fitoterapia, acupuntura, ginástica postural, Lian Gong, ginástica harmônica, yoga e osteopatia.

"A escolha do nome Saúde Integrativa é devido a visão do ser humano e suas patologias serem resultados da interação do mesmo com os outros seres humanos, os elementos da natureza, estilo de vida, alimentação, exercícios e, somente com uma visão integral, poderemos encontrar a cura ou, como dizem os chineses, o equilíbrio entre a matéria e a energia, ou Yin e Yang", diz o coordenador da Saúde Integrativa no município, William Hyppólito Ferreira.

Ferreira explica porque os referidos tratamentos não devem ser chamadas de terapia alternativa: "Em países do oriente como na Índia e na China, por exemplo, esses tratamentos fazem parte da medicina tradicional, milenar, e nada têm de alternativos", diz o coordenador.

Mas o site também é cultura e através dele pode-se saciar a vontade de conhecer um pouco mais sobre a história dessas terapias através dos tempos e no mundo, a forma como elas atuam no organismo humano e outras curiosidades.

Para acessar a página na Internet, basta digitar https://saude.campinas.sp.gov.br e, no menu ao lado esquerdo da página, clicar em "Atenção à Saúde / Programas e Projetos / Saúde Integrativa".

Esta matéria é uma contribuição da jornalista Cláudia Xavier, do Decom, para o portal da Saúde