Campinas integra grupo que vai promover ações para marcar Dia Mundial do Coração

26/09/2006

Campinas é a única cidade do interior paulista a integrar este ano um grupo de 12 municípios brasileiros que vai comemorar junto a profissionais de saúde e população o Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro. No Brasil, também participam do evento o Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Goiânia, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília.

O objetivo, em Campinas, segundo o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, é fazer da data uma oportunidade para divulgar fatores de risco que contribuem para que as doenças do coração ocorram, propagar maneiras de prevenção e informar sobre locais de atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as atividades previstas para o Dia constam panfletagem no Largo do Rosário, no Centro da cidade, e distribuição de folhetos educativos nos centros de saúde. A Secretaria conta ainda com apoio da mídia local para divulgação do evento.

“Nosso grande objetivo é aproveitar a data como um dia de alerta, de conscientização sobre os hábitos da vida moderna que se constituem em risco para as doenças cardiovasculares e fazer uma ampla campanha de orientação à população. O que nós queremos é que as pessoas se conscientizem do problema e mudem seus comportamentos”, afirma Saraiva.

O secretário informa que as doenças do coração – também chamadas doenças cardiovasculares ou doenças do aparelho circulatório - se constituem na primeira causa de morte em Campinas.

Dados preliminares da Secretaria de Saúde, divulgados nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, mostram que em Campinas as doenças cardiovasculares respondem por 31,9% do total de mortes, sendo a maioria delas causadas por infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ainda de acordo com os dados, a taxa mortalidade por estas doenças vem diminuindo ano a ano em Campinas e é menor do que a taxa verificada no Estado de São Paulo. “Apesar de enfatizarem a importância das mortes por doenças cardiovasculares no quadro de mortalidade no município, os dados demonstram que a cidade tem desenvolvido programas adequados de atenção e promoção à saúde. Sem dúvida, é preciso avançar e ampliar os programas, mas já dá para avaliar que estamos no caminho certo”, diz Saraiva.

No Brasil, 300 mil brasileiros morrem todos os anos vítimas das doenças do coração. A expectativa, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que em 40 anos o Brasil seja o primeiro país no mundo em doenças cardiovasculares.

Por isso, além de alertar a população, o Dia Mundial do Coração vai ser comemorado com o intuito de chamar atenção das organizações para que promovam um esforço conjunto, um trabalho orquestrado entre gestores, governo – em todas as esferas - e sociedade para que desenvolvam políticas de prevenção e programas para aprimorar o tratamento das doenças cardiovasculares, como iniciativas que estimulem dieta saudável e combatam a obesidade.

Saraiva informa que Campinas vai iniciar em breve dois trabalhos neste sentido. Um deles visa identificar fatores de risco da obesidade em crianças e adolescentes e será feito em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), com apoio das secretarias municipais de Educação e de Esportes. O objetivo é, a partir do diagnóstico, desencadear ações de prevenção através de atividade física, dieta e combate ao fumo.

O outro, a ser realizado em conjunto pela Secretaria de Saúde e Universidades instaladas no município, vai ampliar a oferta de estágios para alunos de educação física, nutrição e fisioterapia na rede pública municipal de saúde, com o objetivo de estimular a prática de exercícios e promover dieta saudável.

Outra diretriz da Secretaria de Saúde, segundo Saraiva, é ampliar em 2007/2008 programas no sentido de que as unidades básicas de saúde possam implementar estratégias para divulgar maneiras de prevenção das doenças do coração.

Saraiva informa que os fatores de risco, ou fatores que levam às doenças do coração são hipertensão ou pressão alta, colesterol, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade, doença arterial obstrutiva periférica e drogas e alcoolismo.

Segundo o secretário, o principal desafio no combate às doenças do coração é fazer com que as pessoas mudem de hábitos. “É necessário manter uma dieta saudável – com menos sal, açúcar e alimentos gordurosos -, não fumar, fazer exercícios físicos regularmente, controlar o estresse, reduzir o consumo de álcool, fazer avaliações preventivas regulares e tratar doenças que levam aos problemas do coração porque quem já tem uma doença instalada, se tratar, vai ter menos risco”, diz.

O Dia Mundial do Coração é realizado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), com apoio da Sanofi-Aventis. No Brasil, a ação é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Associação Brasileira de Estudos da Obesidade (ABESO).

Denize Assis