Osteopatia é ampliada para toda rede pública municipal de saúde de Campinas

27/09/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Saúde Integrativa, ampliou em setembro para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) das cinco regiões de Campinas o acesso à osteopatia, técnica que utiliza-se de um método terapêutico manual empregado para o alívio das dores do corpo.

Até então, a técnica era disponibilizada para pacientes da região sudoeste e atendidos no Complexo Ouro Verde, onde funciona um ambulatório para estágio de campo supervisionado por professores do Núcleo de Estudos em Osteopatia e Terapias Manuais (NEO) associado à Escola de Osteopatia de Madri. Na unidade, onde atuam vinte fisioterapeuas, já foram realizados mais de 4 mil atendimentos desde agosto de 2006.

A osteopatia é uma modalidade de Saúde Integrativa, reconhecida no Brasil como especialidade profissional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e que tem sido recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modalidade de atenção à saúde. Em alguns países, como Estados Unidos e Rússia, é uma especialidade médica.

Pacientes com problemas músculo-esqueléticos, nas articulações, vísceras e até com problemas que envolvem o sistema nervoso central com o resto do corpo podem se tratar com a osteopatia. São agravos como dores lombares, torácicas e cervicais, hérnias de disco, torcicolos, enxaquecas, alergias respiratórias, otites, dores crônicas, síndrome pré-menstrual, queda na imunidade, entre outros. A técnica é contra-indicada para pessoas acometidas por câncer e tumores, infecções agudas, traumas recentes, lesões ortopédicas e reumatismo em fase aguda.

Segundo o fisioterapeuta Sidney Lopes Alonso Júnior, coordenador do Programa de Osteopatia da Secretaria de Saúde, a técnica está indicada para pessoas de todas as faixas etárias. Inclusive atletas podem se beneficiar com a osteopatia. “Em casos de hérnia de disco, pode se chegar até a 80% de resultados, atrasando e até eliminando a indicação de cirurgia”, diz.

Sidney informa que Campinas é uma cidade pioneira no Brasil a disponibilizar esta técnica na rede pública de saúde. Neste modelo de atendimento – por meio de ambulatório na rede pública – é a única experiência no mundo. Até então, a osteopatia estava restrita a consultórios e clínicas particulares. “A inclusão desta técnica, amplia as opções terapêuticas para os usuários do Sistema Único de Saúde e reduz, com a intervenção manual, os gastos que o sistema vai ter com exames e cirurgias”, afirma Sidney.

Segundo o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, a disponibilização da osteopatia no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas representa um grande ganho para a população. “Sem dúvida, o ganho com a osteopatia é imenso tanto do ponto de vista de tratamento, como do ponto de vista do resultado. Com poucas sessões o paciente pode ficar sem dor e recuperado para o trabalho. Também representa um avanço importante para a Saúde Integrativa”, diz William.

William informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está cada vez mais incentivando e recomendando a adoção dessas modalidades de atenção à saúde. Segundo ele, tanto a osteopatia como outras práticas integrativas estão sendo cada vez mais adotadas pelos países desenvolvidos. “Esta política fortalece os princípios do SUS, de humanização e integralidade”, diz William.

Opções. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas disponibiliza, na sua rede própria de serviços, por meio do Programa Municipal de Saúde Integrativa, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, ginástica postural, yoga, meditação médica (Ch´an tao) e osteopatia. Em breve, os pacientes também vão poder contar com tai chi chuan.

Também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa lian gong, que integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle para dores crônicas osteomuculares. E, mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas técnicas, o usuário poderá informar-se sobre a unidade mais próxima que ofereça o serviço.