Atletas do Centro de Reabilitação participam da Corrida Integração

16/09/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Para celebrar a Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência em Reabilitação (CRR), com apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), marcará presença na manhã deste domingo, 26 de setembro, às 9h, na 27ª edição da Corrida Integração, com a participação de atletas usuários do CRR.

A Semana Nacional terá, ainda, no Salão Vermelho da Prefeitura, dia 27, às 9h, o lançamento do Vídeo Documentário “Quando as Janelas se Abrem – O Papel da Arte na Reabilitação”, produzido pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Na ocasião, haverá a exibição do Vídeo Documentário seguida da mesa redonda “Reabilitação e Integralidade”, que terá a participação de Rosely Bianco, presidente do CMPD, Maria Luíza Ardinghi Brollo, médica e coordenadora do CRR, Marcos Botelho, cineasta do Núcleo de Comunicação, Karina Cirineu Valle, psicóloga e diretora do Vídeo Documentário e Enídio Ilário, médico do CRR.

A médica Maria Luíza Ardinghi Brollo explica que iniciativas como essa são de vital importância para a melhoria de qualidade de vida do usuário. Ela destacou a importância das secretarias municipais e, também, das entidades filantrópicas e educacionais envolvidas nos projetos de reabilitação. “A prática esportiva e a arte são fundamentais para o exercício da autonomia de todos os cidadãos”, finalizou Maria Luiza

Direitos no SUS - Toda pessoa com deficiência tem o direto de ser atendida nos serviços de saúde do SUS, desde os Centros de Saúde até os Serviços de Reabilitação e hospitais. O Centro de Referência em Reabilitação de Campinas, localizado na Rua Atílio Miato, 210, em Sousas, conta com equipe multiprofissional e trabalha de forma interdisciplinar, envolvendo as famílias, as unidades básicas de saúde e as comunidades, buscando recursos locais que facilitem o desenvolvimento integrado de processos de inclusão da pessoa com deficiência. O telefone da unidade é 3258-6011.

Corrida Integração – A Corrida Integração, organizada pela EPTV, no dia 26 de setembro, está entre as maiores provas nacionais de rua e se destaca como a maior do interior de São Paulo. Envolve mais de 7 mil inscritos em um percurso de 10 quilômetros pelas principais ruas e avenidas de Campinas, e uma caminhada de volta completa ao redor da praça Arautos da Paz, ponto de largada.

Apoio do Samu - Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campinas (Samu 192) estarão prestando assistência aos atletas nesta 27ª edição da Corrida Integração. Na Praça Arautos da Paz será instalado um ambulatório médico com 70 metros quadrados, com medicação e equipamentos próprios para o atendimento de urgência e emergência.

O médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do Samu 192, complementa que estarão disponíveis durante a competição duas Viaturas de Suporte Avançado, três de Suporte Básico, além de duas motolâncias. “Os atletas, assim como a população presente no evento, também contarão com o suporte do Corpo de Bombeiros e da Unimed Help. Teremos viaturas acompanhando os atletas e outras em pontos fixos para garantir o máximo de segurança”, afirmou Hansen.