DST/Aids debate discute Plano de Ações e Metas nesta quarta no Salão Vermelho

21/09/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), realiza nesta quarta-feira, 21 de setembro, no Salão Vermelho da Prefeitura, a discussão do Plano de Ações e Metas (PAM) para o enfrentamento da epidemia de Aids no município.

O evento inclui a apresentação de um balanço do período de 2010/2011 e se propõe, ainda, a traçar metas a serem cumpridas no próximo período. Participam dos debates diversos setores da Saúde e da sociedade, como o Conselho Municipal de Saúde (CMS), Organizações Governamentais e Não Governamentais e movimentos sociais.

“O PAM é um importante instrumento de planejamento que inclui todos os parceiros e diversos segmentos sociais para pactuar metas para o setor nas áreas de assistência, prevenção, promoção à saúde e gestão. Esse planejamento engloba a destinação de recursos para cada meta, que precisa, também, ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde”, explica médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, coordenadora municipal do Programa de DST/Aids.

A médica informa que a epidemia de Aids está estabilizada no município e que nos últimos anos a média de casos novos por ano no município tem sido de 250. Ela lembra que nos anos 90 chegaram a ser registrados mais de 400 casos num ano. Segundo Cláudia Barros, o público alvo continua sendo os usuários de droga, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, mulheres em geral e excluídos sociais.

De acordo com balanço pelo DST/Aids, desde 1982 até 2011, Campinas notificou cerca de 6 mil casos de Aids. Atualmente, há 2,5 mil pessoas com a doença em acompanhamento no Centro de referência (CR) em DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde. Além do CR, localizado na Rua Regente Feijó, no centro da cidade, pessoas com Aids em Campinas são acompanhadas pelos serviços específicos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Universidade Estadual de Campinas, além do Centro Corsini.

Programação da PAM

8h30: Abertura;

9h30 – 10h30: Apresentação de Dados Epidemiológicos;

10h30 – 11:30: Prestação de Contas;

11h30 – 12h: Perguntas e Discussão;

12h – 13h30: Almoço (por conta dos participantes)

13h30 – 14h30: Apresentação Assistência;

14h30 – 15h30: Apresentação Prevenção;