População recebe nova sede do CS Fernanda

23/09/2011

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, às 8h30, o novo Centro de Saúde (CS) do Jardim Fernanda, na região sul da cidade, que vai passar a se chamar Centro de Saúde Jardim Fernanda Dom Bruno Gamberini. Desde 2002, o CS atendia numa casa adaptada para funcionar como unidade básica de saúde.

“Agora, com instalações físicas adequadas, a equipe passa a atuar num ambiente de trabalho bonito e amplo que favorece o fortalecimento do Centro de Saúde como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), reforça o vínculo e qualifica o cuidado com a comunidade”, afirmou o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, durante a inauguração.

O secretário fez questão de citar a médica sanitarista Tereza Martins que foi quem inaugurou a unidade de saúde naquela comunidade, em 2002, e promoveu a ampliação do acesso que naquela época ocorria numa unidade a mais de cinco quilômetros de distância.

A cerimônia de entrega da nova unidade contou com a presença de representantes da comunidade, do Conselho Local de Saúde, Câmara de Vereadores, secretários municipais, trabalhadores da saúde, gestores e parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para construir a nova sede, na rua Víctor Baranauska, 125, no Jardim Fernanda 2, foram investidos R$ 1.152.136,79, sendo R$ 883.947,21 do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 268.189,58 de recursos da Administração Municipal. A unidade é referência para uma população de 13 mil habitantes e atende cerca de 5 mil pessoas anualmente.

“Este é um momento de muita comemoração, de conquista dos trabalhadores e da comunidade. Nesta nova casa, com estrutura física adequada, podemos aperfeiçoar nosso modelo de gestão e atenção e fazer a diferença junto à população”, disse o médico Luiz Carlos Castanheda, coordenador do CS Fernanda.

O coordenador disse que, com a nova sede, o objetivo da gestão é ampliar o número de profissionais com mais uma equipe de Saúde da Família. Atualmente o atendimento é realizado por 1 equipe composta por 23 profissionais entre equipe de enfermagem, médicos, equipe de odontologia e pessoal da área administrativa. Segundo Luiz, quando isto ocorrer, também será possível ampliar o horário de atendimento que, atualmente, é das 7h às 16h.

Ampliação.

Na nova unidade há 7 consultórios médicos e um de odontologia; salas de recepção, de vacina, de curativo, inalação, de medicação, coleta de exames, farmácia, além de uma sala de urgência e emergência. As instalações incluem, ainda, almoxarifado, sala de agentes comunitários, duas salas para acolhimento, uma de reunião, coordenação, salas de esterilização, expurgo, além de copa, vestiários e sala para guardar material. Também foram construídos três banheiros para deficientes, dois para funcionários e dois nas salas de odontologia.

A unidade conta com um Conselho de Saúde Local atuante, que se reúne uma vez por mês. Uma das integrantes é Odila Maria de Jesus. Ela também esteve presente na inauguração da unidade. “Passamos muitas dificuldades nesses últimos dez anos com a população sendo atendida numa casa adaptada que não dava conforto nem para os usuários e nem para os trabalhadores. Agora podemos dizer que temos uma unidade básica no nível das melhores da cidade”, assegurou a conselheira.

Odila destacou o papel do Conselho Municipal de Saúde no atendimento das reivindicações da comunidade, que culminaram com a obra concluída do novo Centro de Saúde. “A comunidade pode estar certa que este Conselho vai estar presente para ajudar na preservação e na manutenção do prédio, assim como vai manter um contato bem de perto com trabalhadores e gestores, no dia-a-dia do atendimento, para que a população tenha um serviço de qualidade”, finalizou Odila.

A adolescente Indianara Ferreira da Silva, de 17 anos, mora no Jardim Fernanda e busca atendimento no CS Fernanda. Segundo ela, que integra o movimento da juventude na comunidade, a expectativa com a nova sede é que o atendimento fique “ainda melhor”. A jovem disse que o CS tem um olhar para o segmento dos jovens. “Temos aqui muita gravidez na adolescência e acredito que o trabalho visando este e outros problemas mais comuns neste público também poderá ser ampliado e qualificado”, afirmou. Indianara também ressaltou a atuação da equipe de saúde que, mesmo com a infraestrutura inadequada da antiga sede, se manteve sempre empenhada em atender as necessidades assistências da população.

O telefone do CS Fernanda Dom Bruno Gamberini é 3265-2600.