Mutirão amplia em 27% reparos em unidades de saúde

06/09/2012

Autor: Diego Geraldo

As equipes de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde atenderam no mês de agosto 65 vezes as unidades que precisam de algum tipo reparo. Foram 51 atendimentos considerados diários, que já eram realizados durante a rotina, e 14 no mutirão da manutenção, iniciativa do Programa Mais Saúde que intensificou os reparos, principalmente aos finais de semana. Ou seja, o mutirão permitiu um aumento de 27% nos reparos.

Foram 1.090 lâmpadas trocadas, 389 reatores, 56 torneiras, 48 sifões, 37 fechaduras, 24 engates flexíveis, 15 fotocélulas, 11 resistências de chuveiro, nove interruptores, cinco refletores, três ventiladores e um vaso sanitário. Ao todo foram 1.688 peças novas instaladas.

"O mutirão do Mais Saúde foi muito importante, porque 754 dessas trocas foram realizadas durante a ação, que acontece durante a semana, mas, principalmente aos sábados. Com a unidade vazia, é mais fácil e ágil trabalhar", destacou o secretário de Saúde, Fernando Brandão.

As manutenções não se concentram somente na troca de peças. A equipe faz todo o tipo de reparo necessário como conserto de calhas, troca de telhas, desentupimento de ralos, solda, entre outros serviços que não exigem troca de material.

O diretor administrativo da pasta, Mauro Aranha, explica que o objetivo é intensificar ainda mais as manutenções durante os próximos meses. "Até dezembro queremos manter o ritmo de crescimento nas manutenções. No próximo ano pretendemos aumentar o valor do contrato de manutenção, o que vai permitir mais equipes em campo. Este aumento também está previsto no Mais Saúde", disse.

"Este tipo de manutenção, que é pequena, gera economia no futuro. Porque os problemas grandes muitas vezes nascem de pequenos defeitos que não são cuidados. Além deste contrato, também fazemos grandes reformas quando necessário com outra empresa", finalizou o diretor.

Volta ao índice de notícias