Ação da Saúde vai avaliar cobertura vacinal em Campinas

27/09/2012

Autor: Marina Avancini

A Secretaria Municipal de Saúde vai avaliar neste sábado, dia 29 de setembro, a cobertura de vacinas em crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. As equipes vão percorrer residências de 62 regiões da cidade, cada uma correspondente a um centro de saúde, para analisar as carteiras de vacinação de crianças dessa faixa etária.

Os grupos são compostos por um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um agente de saúde, além de supervisores da Vigilância em Saúde. Durante o levantamento, as equipes levarão doses das vacinas em um isopor. As crianças que estiverem com a carteira de vacinação incompleta receberão as doses que estão faltando.

Em cada região serão avaliadas 25 crianças - o cálculo da amostra é feito pelo Ministério da Saúde, com base na população dessa faixa etária (60.158) e na quantidade de centros de saúde da cidade (62).

O trabalho dos agentes de saúde começa às 8h e os funcionários estarão identificados com crachás. A atividade é nacional. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria do Carmo Ferreira, os levantamentos são rápidos e apontam se há necessidade de mudança de estratégia nas vacinações.

"Nossa cobertura vacinal é boa. Quase sempre as metas são alcançadas e vacinamos 95% das crianças. Checar a carteira melhora a eficiência da avaliação das doses aplicadas em cada criança", afirma.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (19) 2116-0233, (19) 2116-0187, 156 ou 160 (Disque Saúde).

A área onde será feita a checagem acontece por meio de sorteio. Cada Centro de Saúde sorteia um quarteirão e uma casa na área de cobertura. A partir daí, os funcionários batem de casa em casa, sempre seguindo pela direita, até encontrarem as 25 crianças.

Volta ao índice de notícias