II Congresso Brasileiro de Atenção Domiciliar promove troca de experiência

30/09/2013

Autor: -

Terminou nesta segunda-feira, 30 de setembro, o II Cobrad (Congresso Brasileiro de Atenção Domiciliar) e a 2ª Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Domiciliar. O evento, que aconteceu na Unicamp, foi promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Brasileira dos Serviços de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Cascavel.

O congresso foi aberto na noite da última sexta-feira, 27 de setembro, pelo secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza. Durante os encontros foram discutidos temas relacionados à gestão e à atenção domiciliar.

Campinas é pioneira na atenção domiciliar no Brasil. Neste ano, o serviço completa 20 anos. O trabalho desenvolvido na cidade serviu como referência para a política de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde.  “O congresso é importante para que possamos agregar cada vez mais as experiências em atenção domiciliar”, diz Mônica Macedo Nunes, presidente do Cobrad e coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Campinas há 11 anos.

De acordo com o secretário de Saúde de Campinas, o SAD é um dos serviços mais bonitos e emocionantes que a Secretaria oferece. “Os atendimentos são feitos com amor. É um programa que desperta sentimentos, uma vez que há o envolvimento do profissional com o ambiente que os pacientes querem estar. É um serviço que deveria ser multiplicado em todo o País”, afirma.  

O SAD de Campinas é composto por equipes multidisciplinares (fisioterapeuta, médico, nutricionista, enfermeiro, entre outros)  que prestam assistência a casos complexos. O atendimento é feito na casa dos pacientes e acontece em todas as regiões da cidade.  Atualmente, cerca de 400 pacientes são acompanhados pelo serviço. Além de evitar internações hospitalares, o SAD qualifica a assistência em relação aos cuidados, dá apoio para a família e ao paciente e fornece materiais e equipamentos.


Crédito: Antonio Oliveira
Mesa de abertura do II Cobrad em que o secretário de Saúde Carmino Antonio de Souza


Crédito: Antonio Oliveira
Presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeo, com o secretário de Saúde e participantes do evento

Volta ao índice de notícias