Exposição sobre dengue mostra material sobre lixo reciclável

01/10/2002

Evento, que teve início em 30 de setembro, ganhou participação do Departamento de Limpeza Urbana

A exposição de dengue que a Prefeitura de Campinas apresenta desde segunda-feira, 30 de setembro, no Museu Dinâmico de Ciências da cidade, tem um parceiro muito especial a partir de hoje, 1 de outubro.

O Departamento de Limpeza Urbana de Campinas acrescentou à mostra material sobre lixo reciclável. O objetivo é despertar a consciência ecológica e promover a educação ambiental, imprescindíveis para promover o ambiente seguro que evita não só a dengue, mas outras doenças.

O evento deve durar até 30 de novembro e os trabalhos em destaque foram desenvolvidos por crianças de escolas públicas e particulares da cidade, a partir de conceitos sobre a doença.

Parceria recupera área do CS Carvalho de Moura -Também para promover o ambiente seguro, equipes dos Centros de Saúde Carvalho de Moura e São José, em parceria com profissionais da AR-6 (Administração Regional) e das Secretarias e Assistência Social e da Habitação, promoveram nos últimos dias 28 e 29 trabalho de educação ambiental com a população que mora às margens do Córrego Taubaté. A atividade é o pontapé inicial para a recuperação daquela área.

As equipes conscientizaram as pessoas sobre os riscos que elas correm ao jogar lixo no córrego. Os cidadãos também foram convidados a colaborar na remoção de lixo. O trabalho resultou na retirada de quatro caminhões de materiais que podem propiciar a reprodução de mosquitos, ratos e outros bichos que podem transmitir doenças para o ser humano.

Os cinco últimos casos de dengue confirmados em Campinas são autóctones – contraídos no local de moradia da vítima - e são de moradores da Gleba B, que está na área de abrangência do CS Carvalho de Moura, na Região Sul de Campinas.

Equipes do CS Carvalho de Moura têm trabalhado diariamente naquela região. Eles vistoriam tambores de água, removem criadouros e também orientam a população sobre a importância de lavar as bordas do tambor para remoção dos ovos do mosquito que transmite a dengue – Aedes aegypti.

Zoonoses e Visa pontos de risco da Gleba B e Carvalho de Moura.

Lazer ocupa lugar do lixo - Ainda na Região Sul, na área do Campo Belo, o trabalho da Secretaria de Saúde, em parceria com a AR6, com apoio da comunidade, transformou o local conhecido como Buracão do Campo Belo em área de lazer.

O local era depósito clandestino de lixo e entulho. A área oferecia risco para a saúde e foi apontada, pela Visa Sul, como uma das prioridades para limpeza. Além do mau cheiro, era potencial criadouro do mosquito da dengue e de outros animais que transmitem doenças.

No lugar do lixo, agora estão instaladas traves de futebol e mastros para rede de vôlei. A fiscalização do local tem sido feita pela Visa Sul, por meio dos supervisores da dengue, e também pela comunidade. Desde então, duas empresas foram multadas por depósito irregular de lixo e três outras foram advertidas no momento que realizavam a deposição. Todas tiveram que recolher o lixo que jogaram no local.