Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Nova América

02/10/2002

Com isso, a Secretaria de Saúde amplia ainda mais a assistência
 2.000 pessoas da região Sul da cidade

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, inaugura oficialmente na próxima Sexta-feira, 4 de outubro, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Nova América, na Região Sul da cidade.

Com a inauguração, a Prefeitura amplia ainda mais a assistência a saúde a 2 mil famílias dos bairros Nova América, Cidade Singer e Sigrist. A Unidade funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Programa Paidéia - Saúde da Família.

Os profissionais do Paidéia vão de casa em casa para cadastrar as famílias e prestar assistência a saúde dos cidadãos. A equipe do Nova América é composta por 1 médica de família, 1 enfermeiro, quatro auxiliares de enfermagem e três agentes comunitários de saúde. Os agentes são moradores da própria comunidade. Para os casos necessários também há um clínico, um pediatra, um ginecologista, um dentista e um auxiliar de consultório dentário.

A equipe trabalha na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e valoriza a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas Unidade de Saúde da Família, no Centro de Saúde e no Pronto-Socorro São José, que continuam como referência para aquela região.

A equipe realiza atendimento médico e de enfermagem e procedimentos como curativo, aplicação de vacinas, inalação e exame de prevenção de câncer de colo de útero. Alguns casos são atendidos em casa. Além disso, a unidade faz coleta de exames para laboratório e desenvolve atividades com grupos terapêuticos e em creches, escolas, igrejas e ONGs.

O Centro de Saúde São José ainda continua como responsável pela distribuição de materiais e medicamentos. Alguns exames, como eletrocardiogramas, ultrassom e Raio X também serão feitos pelo CS, quando necessário. A equipe de saúde mental do São José também dará apoio à equipe do Nova América para resolver os casos desta área.

A Unidade do Nova América fica na rua José Belani, 286, no Nova América, funciona das 7h30 às 16h30. O telefone é 3265 2001.

Ampliando cuidados – Em um ano, o Programa Paidéia, da Prefeitura de Campinas, já colocou em atividade, 116 equipes de Saúde da Família em todas as regiões da cidade. Também inaugurou as Unidades de Saúde da Família do Jardim Lisa, Rossin, Parque Oziel, Parque Itajaí, Caic Santa Lúcia, Satélite Íris, Village e Campina Grande. Até o meados de outubro também será inaugurada a unidade do Rosália. A Secretaria de Saúde ainda pretende ampliar as equipes do Paidéia para 150, melhorando assim a assistência a 150 mil famílias campineiras.