Prefeitura treina profissionais das áreas de saúde, educação e segurança para prestar assistência às vítimas de violência sexual

02/10/2002

Capacitação faz parte do Iluminar – Cuidando das vítimas de violência sexual.
Projeto proporciona vida digna para quem mais
precisa, melhora a assistência à saúde e contribui para diminuir a violência

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia, a partir desta quinta-feira (3 de outubro), uma nova etapa da implantação do Projeto Iluminar – Cuidando das vítimas de violência sexual. Nesta fase, serão treinadas para atuar no projeto as equipes de referência do Paidéia, profissionais de ONGs (Organização Não Governamental) que trabalham com mulheres, adolescentes e com as DST/HIV/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), professores das escolas municipais responsáveis pelo projeto de orientação sexual e coordenadores da Guarda Municipal. O treinamento será nos dias 3, 17, 24 e 31 de outubro, a partir das 8h, no Euro Suite Hotel.

Mais de 300 pessoas participarão deste treinamento. E, a partir de então, Campinas implanta definitivamente o fluxo para tratar a violência sexual e doméstica no município. O fluxo orienta todos os profissionais que passaram por treinamento – chamados pontos de luz – para acolher e cuidar da vítima da melhor maneira possível e encaminhá-la para a assistência médica, social e psicológica. O documento também indica a assistência específica para o homem e a mulher adultos e para a criança e o adolescente acometidos pela violência sexual.

A médica responsável pela Saúde da Mulher em Campinas, Verônica Gomes Alencar, responsável pelo Projeto, informa que o Iluminar ainda envolve todos os órgãos públicos - Secretarias de Saúde, de Segurança, de Educação e de Assistência Social - na criação de uma rede de trabalho para cuidar destas pessoas.

"Cada profissional capacitado se transforma em um ponto de luz. E estes formam uma rede de assistência chamada constelação, que cuida e reavalia os casos que foram atendidos", conta Verônica.

Desde sua implantação, em agosto de 2001, o Iluminar já transformou a realidade da violência sexual em Campinas. O município passou a atende não só a mulheres e crianças, maioria das vítimas deste tipo de abuso, mas também homens. Nos primeiros sete meses do Iluminar, a Secretaria de Saúde já notificou mais de sessenta casos de garotos que sofreram violência, ocorrências até agora ignoradas pelos serviços convencionais.