Campinas amplia ações contra dengue

07/10/2002

Trabalho inclui pesquisa sobre locais de maior infestação do mosquito
que transmite a doença, levantamento sobre criadouros e ações educativas

A Prefeitura de Campinas inicia, nesta segunda-feira (7 de outubro), uma megaoperação de combate a dengue em toda cidade. Equipes da Secretaria de Saúde estão mobilizadas desde a manhã de hoje para pesquisar a infestação das larvas do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença. Esta pesquisa é chamada tecnicamente de pesquisa de índice de breteau.

Também está sendo feito levantamento em cada região do município sobre criadouros, que deve indicar quais são e onde estão os principais recipientes que propiciam a reprodução do mosquito. Durante o estudo, os profissionais também estarão desencadeando ações educativas e preventivas de casa em casa. As equipes que vão atuar na megaoperação foram treinadas nas últimas semanas.

O resultado da operação vai subsidiar as ações desencadeadas pela Prefeitura para enfrentar a epidemia de dengue. A pesquisa sobre criadouros, por exemplo, vai apontar trabalhos específicos para cada área da cidade. Então, se as equipes levantarem que em um determinado bairro o principal problema é com caixas d’água, o trabalho será específico para este tipo de recipiente.

Paralelo a esta atividade, a Secretaria de Saúde, em parceria da Secretaria de Serviços Públicos, realiza arrastões todos os dias desta semana em vários bairros, em áreas apontadas como prioritárias para limpeza.

Na região Leste, a ação começa nesta segunda, 7 de outubro, na área da Vila Nogueira, na abrangência da AR3 (Administração Regional), e prossegue amanhã, 8 de outubro, e quinta-feira, 10 de outubro. Na quarta-feira, 9 de outubro, o arrastão será na área do Centro de Saúde São Marcos, na região Norte. A região da ação de sexta-feira ainda está sendo definida.

Ações educativas - Com relação às ações educativas, a Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e com a Unicamp, com apoio da iniciativa privada, lançou o Arrastão da Prevenção da Dengue, no final de agosto. O objetivo é envolver alunos de escolas públicas e particulares da cidade na luta contra a doença, com jogos, brincadeiras e exposições.

A última atividade do Arrastão é a Exposição de Dengue, que foi aberta ao público em 30 de setembro, no Museu Dinâmico de Ciências. O Museu fica na avenida Heitor Penteado, s/n, na Lagoa do Taquaral, e abre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. A exposição mostra trabalhos feitos pelos alunos das escolas de Campinas, deve durar um ano e é itinerante.

Cada escola que participar expondo vai ganhar uma visita a uma loja do Mc Donald’s, com direito a 40 lanches de graça. Informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3735 0475.

Campinas tem confirmados, em 2002, 1.414 casos de dengue, sendo que a maioria – 1.216 - são de pessoas que foram infectadas em Campinas, quer dizer, são casos autóctones. Esta é a maior epidemia da história da cidade.