Parceria entre Prefeitura e comunidade garante unidade de saúde no Santa Rosa

07/10/2002

A união entre Secretaria de Saúde de Campinas e comunidade, no Jardim Santa Rosa, na região Noroeste da cidade, está garantido o acesso da população à assistência a saúde. O Centro de Saúde de referência para estes cidadãos é o CS Valença, que está passando por reformas. As obras devem durar até o final do ano.

Enquanto isso, o atendimento foi descentralizado em seis pontos diferentes da região. E o local de referência para atendimento dos moradores do Santa Rosa ficou distante. Por isso, eles resolveram se unir e manter a equipe de saúde atuando no bairro.

A idéia foi colocada em prática com cada cidadão doando o que podia, desde o prédio até o trabalho. Seu Valdevino Rodrigues Monteiro e sua esposa Gedalva da Silva Monteiro abriram mão do aluguel e cederam para os moradores uma casa, onde foi instalada a unidade. As lojas do bairro doaram o material para reforma e cada um dos moradores se doou um pouquinho. A mesa da recepção, a do médico, a geladeira e até o armário para os remédios foram doados.

Assim, ficou pronto o Centro de Saúde provisório que tem dois consultórios e uma mini farmácia. O ambiente agradou a todos, inclusive funcionários. Agora, os moradores têm outro objetivo. Querem conquistar um sonho antigo. O de ter, definitivamente, uma Unidade de Saúde no bairro, bem perto de casa.

Por enquanto, a Prefeitura não tem planos de instalar uma Unidade lá, já que isto não está entre as prioridades apontadas pela própria população da Região no Orçamento Participativo. "Num primeiro momento, a idéia é de que a unidade seria instalada lá provisoriamente. Porém, estamos abertos para ouvir, respeitar e discutir a reivindicação com a população", diz Filomena Gouveia Vilela, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste.

A Unidade de Saúde do Santa Rosa fica na rua Fernando Pádua de Castro, 227, antiga rua 12. O atendimento, prestado pela equipe Vermelha do Programa Paidéia – Saúde da Família, é das 8h às 17h.