Prefeitura promove fórum para discutir assistência ao idoso em Campinas na região do Campo Grande

08/10/2002

Para proteger a saúde dos idosos, os Centros de Saúde Valença e Floresta promovem, nesta quarta-feira, 9 de outubro, o 2o Fórum Regional Descentralizado do Idoso. O evento é uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso, com as ONGs Crê Vida Feliz e Anelo, com as Secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação, Segurança e de Transportes e tem apoio da iniciativa privada e da comunidade local.

O Fórum ocorre das 13h30 às 17h, no Centro Recreativo da Idade Feliz. O tema em pauta é a qualidade de vida do idoso, participação e cidadania. O objetivo é discutir o atual contexto da assistência ao idoso na área do Campo Grande, localizada na Região Noroeste da cidade, e definir e implementar políticas voltadas para eles.

De acordo com um levantamento preliminar das equipes do Paidéia, os Centros de Saúde Valença e Floresta atendem cerca de 500 usuários com 60 anos ou mais. Ainda de acordo com a pesquisa, naquela região, há déficit de atividades sociais e de lazer para idosos e eles reivindicam que gostariam que a Secretaria de Saúde ampliasse o apoio à terceira idade na área. Então, uma das metas do fórum é suprir estas necessidades.

Atualmente, os CSs Valença e Floresta desenvolvem várias atividades com idosos. Estão constituídos grupos que praticam caminhada, dança de salão e aulas de crochê e de pintura, reciclagem de garrafas, oficina de boneca, além de grupos de hipertensos e diabéticos. Eles irão se apresentar e expor trabalhos durante o fórum.

O Centro Recreativo da Idade Feliz fica na rua Professora Joaquina Valentina Coelho Silva, 30, no Jardim Velho Maracanã, atrás do Supermercado Munhoz Siqueira.

O fórum tem apoio do Supermercado Munhoz e das empresas de Turismo Brasal e Morumbi, do comércio local e de usuários dos Centros de Saúde Valença e Floresta.