Parceria do Paidéia com a comunidade e ONG preserva meio ambiente no Satélite Íris 1

16/10/2002

Trabalho desperta consciência ecológica e promove a educação ambiental.
Materiais descartados se transformam em papel reciclado

A parceria entre comunidade e Poder Público, com apoio das ongs e demais entidades organizadas, está fazendo a diferença na preservação do meio ambiente no Núcleo Residencial Parque das Flores, no Satélite Íris 1, região Noroeste de Campinas. O trabalho teve início em fevereiro deste ano, quando profissionais do Paidéia – Saúde da Família passaram a desenvolver suas ações no bairro.

Assim que detectaram um acúmulo de lixo nas ruas e terrenos baldios, os agentes de Saúde elaboraram um projeto para despertar a consciência ecológica e promover a educação ambiental no bairro. Apresentaram a proposta para os moradores e estabeleceram parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Comvida, que já atuava no bairro.

O projeto começou a ser colocado em prática nas escolas estaduais "Rosina Frazato" e "São Judas Tadeu", que atendem às crianças e adolescentes do Núcleo. Os primeiros a serem orientados foram os professores, depois foi a vez dos alunos. Eles recebem materiais e informações acerca dos fatores que interferem no meio ambiente e, conseqüentemente, deterioram a qualidade de vida dos moradores.

Em pouco tempo, a mudança de comportamento provocada pelo trabalho de conscientização pôde ser notada no bairro. Cientes dos principais conceitos de cidadania, os próprios moradores, com apoio da ONG Comvida, passaram a mudar seus hábitos e a cobrar a ampliação das ações do Poder Público.

Outros projetos - A partir daí, nasceram outros projetos, como a Fábrica de Papel. Essa iniciativa consiste em recolher materiais descartados, recolhidos no próprio bairro ou em escritórios da cidade, e revertê-los em material reciclado para ser vendido. O dinheiro obtido com o negócio é repassado para os trabalhadores da Fábrica.

"É ótimo, aprendi mais uma atividade e, além de ter uma fonte de renda, ajudo a cuidar do meio ambiente", diz Geraldo Aparecido Soares Barbosa, um dos moradores do bairro. Ele conta que, com apoio dos agentes comunitários do Paidéia, está sendo criada uma cooperativa de recicladores.

E a comunidade também conquistou um sonho antigo. Em 21 de setembro, a Prefeitura inaugurou no bairro a Unidade de Saúde da Família, que facilitou o acesso à saúde a pelo menos metade das 12 mil pessoas que moram no Núcleo. O atendimento é feito pela equipe Verde do Paidéia que, antes, atendia no Centro de Saúde Ipaussurama, que fica distante do Núcleo.

Agora, os moradores querem mais. Planejam montar um viveiro de árvores para trabalhar no reflorestamento do bairro, principalmente na recomposição das matas ciliares. Eles já estão tentando um licenciamento na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para colocar o projeto em prática. "A idéia é desenvolver um trabalho com os alunos para que eles produzam as mudas", conta Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira, diretor do Comvida.

A ONG Comvida, Escola de Valores Humanos, Profissionalização e Cultura, atua no Satélite Íris há um ano. Neste período, também vem desenvolvendo trabalhos na área de Cultura, como oficinas de capoeira e outras danças de rua.

Volta ao índice de notícias