Carlos Gomes ganha Unidade de Saúde da Família

16/10/2002

A Prefeitura sabe que a população da região do Carlos Gomes quer resultados também na saúde. É o direito deles. E dever da Administração

Moradores do bairro Carlos Gomes, Bananal, Gargantilha, Recanto dos Dourados, Xangrilá e Estrada do Padre Haroldo, localizados na Região Leste de Campinas, passam a contar a partir das 10h do próximo dia 19 com assistência à saúde no próprio bairro.

A Prefeitura de Campinas, por meio do Paidéia, inaugura na região a Unidade de Saúde da Família. Com ela, as 1 mil famílias que moram naquela área passam a ter acesso a uma equipe de saúde composta por médico generalista, clínico geral, pediatra, dentista, enfermeira, cinco auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários.

Antes, o serviço de Saúde de referência para os moradores do Carlos Gomes era o CS Taquaral, muito distante. Inaugurada, a nova unidade tem estrutura para realizar atendimento médico e de enfermagem e consultas odontológicas. Também faz aplicação vacinas, inalação e tem uma mini farmácia.

A equipe Verde do Paidéia, que atenderá às famílias do Carlos Gomes, ainda vai trabalhar na prevenção de doenças, orientar idosos e mulheres grávidas e acompanhar o desenvolvimento das crianças.

Também serão constituídos grupos de portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, de crianças com desnutrição, de alcoolistas, de adolescentes entre outros. Estes vão ser acompanhados com terapias alternativas, além do tratamento com medicamentos, e ainda vão receber orientações para o auto-cuidado. O objetivo é que a equipe tenha também atendimento psiquiátrico.

As pessoas vão ser atendidas na própria Unidade de Saúde da Família e os casos mais sérios, como os de pessoas acamadas, receberão atenção em casa.
Os agentes de saúde ainda vão em todas as residências para cadastrar as famílias.
A Unidade de Saúde da Família Carlos Gomes vai funcionar junto com a AR14 (Administração Regional), na Fazenda Santa Rita do Mato Adentro.

Projetos em andamento

Antes mesmo de implantar o serviço de saúde no Jardim Carlos Gomes, a população já vinha recebendo atenção da equipe Verde do Paidéia para solucionar alguns problemas específicos do bairro.

Um dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos no local é relacionado à raiva animal. As equipes cadastraram as propriedades rurais, levantaram os casos e orientaram moradores sobre como evitar a doença. Pessoas que lidam com animais herbívoros, como tratadores de gado, receberam vacina contra a doença. É o chamado de tratamento de pré-exposição.

A equipe de saúde, em parceria dos profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Visa Leste (Vigilância em Saúde), ainda conseguiu aumentar em 30% a vacinação de cães e gatos naquela área. Este ano, já foram vacinados, de graça, 1.365 animais. Em 2000, 924 bichos receberam a dose contra a doença naquela localidade.

Outro projeto que já vem sendo colocado em prática no Carlos Gomes é direcionado à contaminação do Solo do Recanto dos Dourados, área próxima ao Solar das Andorinhas. A situação inadequada pode comprometer a saúde dos moradores, já que a contaminação chegou ao lençol freático e atingiu poços artesianos.

Os poços são comuns no local, que ainda não conta com água tratada. A equipe de saúde fez um levantamento das propriedades que utilizam este recurso e está orientando moradores sobre como sanar o problema.