Saúde recolhe criadouros na Gleba B, nesta sexta-feira, 18

17/10/2002

Para reforçar ainda mais o cerco contra a dengue, o Centro de Saúde Carvalho de Moura promove nesta sexta-feira, 18 de outubro, catacriadouro na ocupação da Gleba B, na Região Sul de Campinas. O local é uma das áreas apontadas como prioritárias para limpeza na megaoperação contra a doença, iniciada há duas semanas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As equipes da Visa Sul (Vigilância em Saúde) detectaram, no entorno das 300 casas da Gleba B, muitos recipientes que servem para a reprodução do mosquito da dengue, Aedes aegypti. Além disso, a área tem um agravante. A maior parte dos moradores da comunidade armazena água em tambores, que são criadouros em potencial. Nestes recipientes, os agentes do Paidéia aplicam um larvicida natural, chamado de BTI, que destrói as larvas do mosquito.

A Secretaria de Saúde também está providenciando telas para serem colocadas nas caixas d’água existentes na ocupação. As telas serão instaladas em caixas fixas nos telhados ou nas torres das casas. A operação vai dar ênfase para as caixas sem tampa ou com tampas adaptadas. O objetivo é impedir que a fêmea do Aedes aegypti deposite seus ovos nos tambores. Este é o primeiro ano em que o município utiliza este recurso para combater a epidemia de dengue.

Prevenção - Na quarta-feira, 23 de outubro, no período da manhã, o Distrito de Saúde Sul, promove uma reunião com todos coordenadores de Centros de Saúde para falar de ações educativas contra a dengue. O objetivo é estimular novas formas de trabalhar com a educação em saúde no sentido de promover o ambiente saudável que protege não só contra a dengue, mas contra todas as outras doenças.

Na oportunidade, os profissionais estarão recebendo o Jogo do Saber: Dengue. O jogo educativo foi desenvolvido pelo Programa Comunidade Saudável, que é uma parceria entre Distrito de Saúde Norte e Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa da Unicamp, com apoio da iniciativa privada. A brincadeira funciona como se fosse um bingo e tem 75 conceitos sobre a dengue, o mosquito transmissor e a prevenção. A Prefeitura já distribuiu 2 mil Jogo do Saber: dengue em escolas públicas e particulares de Campinas.