Saúde soma mais esforços na megaoperação contra a dengue na próxima semana, 21 a 25 de outubro

18/10/2002

A Prefeitura de Campinas acaba de lançar uma megaoperação contra a dengue. A intenção é evitar uma explosão de casos da doença no verão. Uma das principais atividades da operação é a visita dos agentes de saúde do Paidéia a moradores. Nas cinco regiões da cidade, diariamente, estes profissionais vão de casa em casa em busca de casos suspeitos.

Com isso, pelo menos metade dos casos estão sendo identificados na própria residência e bem no início dos sintomas. "Isto evita o agravamento dos quadros", diz Gastão Wagner de Sousa Campos, secretário de Saúde de Campinas.

Neste ano, já foram investigados 11.300 suspeitos de dengue na cidade. O número é um recorde e aponta que, para cada caso confirmado, o município pesquisou outras 8 pessoas. Isto diminui muito a probabilidade de algum caso ocorrer sem ser identificado e significa que o sistema de saúde de Campinas está atento e sensível para a questão da dengue.

Durante a visita às casas, os agentes de saúde olham calhas, caixas d´água e quaisquer locais ou recipientes que possam acumular água. Também orientam as famílias sobre que procedimentos adotar para impedir a reprodução do mosquito que transmite a dengue e reforçam a necessidade da manutenção do ambiente livre de criadouros.

Eliminação de criadouros - A megaoperação também inclui eliminação de criadouros em áreas apontadas como prioritárias para a limpeza. Na segunda-feira, 21 de outubro, as atividades acontecem no Guanabara, nas proximidades da rua Carolina Florence. Na terça, 22, as ações são na área de abrangência do Centro de Saúde Florence, Região Noroeste. Quarta, 23, as atividades ocorrem na área do Centro de Saúde Santa Bárbara, Região Norte. As ações de quinta, 24, estão programadas para a área do Centro de Saúde Tancredão, Região Sudoeste, e na sexta, 25, o arrastão será na área do Centro de Saúde Carvalho de Moura, na região Sul.

Ações educativas - Na Região Sudoeste da cidade a mobilização contra a dengue envolve também estudantes. Na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Centro de Saúde Dic 1 inicia, com alunos de escolas da região, uma Gincana de combate à doença.

Cerca de 200 estudantes de 4ª série das escolas estaduais Deputado Eduardo Barnabé, Dic 1, Sargento Pedroso e da Escola Municipal Correia de Melo devem participar da brincadeira, que vai até 24 de outubro. Eles foram selecionados após redigirem textos com o tema Prevenir ou erradicar a dengue, eis a questão.

A atividade será no Bosque Augusto Huschi, conhecido como Bosquinho do Dic 1. Esta é a segunda gincana sobre o tema promovida pela Secretaria de Saúde em um mês.

Cada escola faz as provas da gincana num dia. E, em cada dia, serão classificados os 10 alunos que tiverem melhor desempenho. No último dia, as escolas, representadas por estes classificados, fazem uma nova prova. Vence a escola que completar e acertar o maior número de provas. Todos os participantes vão receber camisetas e o livro Juca Brasileiro, da Fundação Dpaschoal, que aborda o tema dengue.

Os alunos do colégio vencedor fazem um passeio ao Sesi Santos Dumond, em 13 de novembro, quando vão poder conhecer o circuito de reciclagem da entidade. Neste dia, eles ainda vão ganhar lanches do Mc Donalds.

O Bosquinho do Dic 1 também vai mostrar, a partir de segunda-feira, 21, uma exposição com trabalhos educativos feitos por alunos de todas as escolas envolvidas na brincadeira. O evento conta com monitores que passam informação para qualquer visitante.

A gincana e a exposição são atividades do Arrastão da Prevenção da Dengue, lançado pela Prefeitura, no final de agosto, em parceria com a Unicamp, ONGs e apoio da iniciativa privada. O objetivo é orientar a população, principalmente escolares, sobre como combater a dengue.

Atualização de profissionais de saúde - E, para ampliar ainda mais o cerco contra a dengue, na próxima sexta-feira, 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Simpósio de Dengue Hemorrágica, em parceria com a Unimed e com apoio da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), da Secretaria de Saúde do Estado e da iniciativa privada.

O objetivo é atualizar os profissionais de saúde para que eles possam diagnosticar precocemente e tratar com sucesso os casos de dengue grave. O evento ocorre das 8h às 12h30, no Anfiteatro da Unimed, na avenida Barão de Itapura, 1.123, Guanabara. As inscrições podem ser feitas até dia 23 pelos telefones 3735 0233, 3735 0186 ou 3735 0187.