Mário Gatti elege diretor clínico e Comissão de Ética Médica

24/10/2002

O médico Anderson R. S. Ciampi foi reeleito diretor clínico do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" para o biênio 2002/2004. As eleições aconteceram na última sexta-feira, 18 de outubro, data em que se comemora o Dia do Médico. Também foi eleita, em pleito realizado no mesmo dia, a Comissão de Ética Médica do HMMG, que atuará no mesmo biênio.

Dr. Anderson, após as eleições, explicou que nos próximos dois anos dará prioridade ao processo educacional

que visa aprimorar o trabalho dos profissionais da saúde, dentro da ética médica e da responsabilidade. "Vamos atuar, ainda, no fortalecimento da Ouvidoria Hospitalar e no Programa de Humanização. O médico reeleito ressaltou, também, a importância do aprimoramento do novo prontuário médico, que dará mais agilidade e qualidade ao atendimento hospitalar.

A Comissão de Ética Médica, por sua vez, eleita em chapa única, é composta pelos médicos Armando Nélson de S. Ribeiro Jr. (emergencista), Péricles Mendonça Dias da Motta (pediatra), Marcos Edgar de Almeida (emergencista), Rodrigo Gonçalves Pagano (ortopedista) e Fábio Giovanetti Morano (ortopedista).

O médico Marcos Edgar de Almeida, também reeleito, ressaltou que a Comiisão coninuará servindo de ponte entre o HMMG e o Conselho Regional de Medicina (CRM), sempre atento aos princípios de pesquisa e aos procedimentos médicos.

O que faz um Diretor Clínico

O Diretor Clínico é um médico de confiança do Corpo Clínico. Obrigatoriamente deverá ser eleito por voto secreto e direto dos membros do corpo Clínico. Entre outras atribuições, cabe a ele , segundo consta no Manual de Diretoria Clínica do Cremesp, "empenhar-se para que os integrantes do Corpo Clínico observem os princípios do Código de Ética Médica, as disposições legais em vigor, a ordem interna da instituição e as resoluções baixadas pelos órgãos e autoridades competentes em matéria de procedimento ético ou recomendações para o exercício da Medicina".

Também cabe ao diretor clínico, encaminhar à Comissão de Ética Médica (veja matéria ao lado) consulta ou denúncia relativa a quaisquer assuntos de natureza ética, visando o bom exercício da Medicina na instituição.

O que é a Comissão de Ética Médica

As Comissões de Ética Médica (CEM) se constituem numa extensão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, junto às instituições médicas estando a ele vinculadas. Tem funções opinativas, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina. São Atribuições dessas Comissões, segundo o Manual de Diretoria Clínica, orientar e fiscalizar o desempenho ético da profissão dentro da instituição.

Cabe, também a ela, atuar como controle de qualidade das condições de trabalho e prestação de assistência médica na instituição, sugerindo e acompanhando as modificações necessárias; colaborar com o Cremesp divulgando resoluções, normas e pareceres; assessorar a Diretoria Clínica (veja matéria al lado), administrativa e técnica da instituição, dentro de sua área de competência.