Saúde promove simpósio de dengue hemorrágica

24/10/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Simpósio de Dengue Hemorrágica. O evento ocorre em parceria da Unimed e com apoio da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) e da Secretaria de Saúde do Estado.

O objetivo é atualizar os profissionais de saúde para que eles possam diagnosticar precocemente e tratar com sucesso os casos de dengue grave. O evento ocorre das 8h às 12h30, no Anfiteatro da Unimed, na avenida Barão de Itapura, 1.123, Guanabara.

Este ano, Campinas tem confirmados nove casos de dengue hemorrágica. Não houve mortes. O município enfrenta a quinta epidemia e registrou ao todo, neste 2002, 1.419 casos de dengue. Destes, 1.219 são de pessoas que contraíram a doença em Campinas.

Megaoperação

O município também desencadeou uma megaoperação de combate à doença. Estão sendo pesquisados índices de infestação das larvas do mosquito que transmite a dengue – Aedes aegypti – e os principais criadouros. A operação foi desencadeada há 18 dias e deve orientar ações específicas de combate à doença para cada região.

Um balanço parcial das atividades aponta que, na região Noroeste, foram identificados 12.300 criadouros potenciais ou seja, aqueles com todas as condições propícias para acumular água quando chover e, assim, possibilitarem a procriação do mosquito da dengue.

Destes, foram inviabilizados 6 mil, que representam quase 50% do total. Os criadouros removíveis mais comuns são garrafas e pratos de vasos de planta. As equipes identificaram larvas do mosquito em locais que não dependem de chuva para acumular água, como ralos e caixas de gordura. Os bairros da região Noroeste com o maior número de criadouros são os que estão localizados na área de abrangência dos Centros de Saúde Florence e Floresta.

Nas oito áreas da região Norte foram identificados 15.136 criadouros potenciais dos quais 13.037 foram inviabilizados. A maioria deles eram garrafas e pratos de vasos de planta, além de latas e tambores. As áreas com o maior número de criadouros são as que estão na abrangência dos Centros de Saúde Padre Anchieta, Jardim Eulina, Aurélia e São Marcos.

Volta ao índice de notícias